Em Outubro a venda de automóveis ligeiros desceu 20% em comparação com o mesmo mês de 2020. Face a 2019 a queda foi ainda mais abrupta: menos 30,4%. Porém, nem tudo são más notícias: em 2021 a produção de carros novos em Portugal está a crescer 8,1% face a 2020
Nos primeiros dez meses de 2021, o volume de matrículas de carros novos em Portugal segue positivo mas, com excepção de Setembro, registou quedas nos últimos quatro meses, face aos registos de 2020. Porém, está bastante abaixo dos valores verificados no mesmo período em 2019: menos 1/3 do comércio de ligeiros e menos 35,1% no segmento dos ligeiros de passageiros. Veja-se a tabela:
Para a história dos números fica a liderança da Peugeot no segmento dos ligeiros de passageiros e da Renault no dos comerciais.
As duas marcas francesas têm vindo a resistir, ao contrário de marcas como a Mercedes-Benz, que acusam, nos primeiros dez meses do ano, uma retração de 17,4% no volume de matrículas de ligeiros de passageiros:
- Peugeot: + 7,5 %
- Renault: – 11 %
- BMW: + 17,6 %
- Mercedes-Benz: – 17,4%
- Citroën: + 10,5 %
- Volkswagen: + 19,1 %
- Toyota: + 30,5 %
- Hyundai: + 40,4 %
- Seat: – 0,5 %
- Nissan: – 18,2 %
Perante a contração do mercado por dificuldade de entrega de carros novos, quem tem disponibilidade fica a ganhar.
BMW, Citroën e Volkswagen, além da Peugeot, recuperam valores face a 2020, mas são a Toyota e a Hyundai quem mais sobe entre as primeiras dez marcas: respetivamente 30,5% e 40,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos ligeiros de passageiros, os modelos 100% elétricos já valem 7,6% das matrículas, com a Peugeot a ser aquela que registou mais veículos com zero emissões em Outubro.
1.º Peugeot 2008
O SUV compacto mantém a liderança entre os ligeiros de passageiros e é seguido de perto pelo Renault Clio e pelo Renault Captur, com a quarta posição a ser ocupada pelo Peugeot 208.
2.º Renault Clio
3.º Renault Captur
4.º Peugeot 208
5.º Mercedes-Benz Classe A
Na quinta posição aparece a vasta gama Classe A da Mercedes-Benz. Em 2021, o MBA perdeu 32% das vendas face aos primeiros dez meses de 2020, valendo, mesmo assim, cerca de 38% do volume de matrículas da marca alemã no mesmo período de 2021.
Nas restantes posições estão:
6.º Citroën C3
7.º BMW série 1
8.º Toyota Yaris
9.º Dacia Sandero
10.º Seat Ibiza
E nos comerciais ligeiros?
O segmento dos comerciais ligeiros é ainda mais dominado pelos construtores franceses.
Senão vejamos: no pódio, por ordem decrescente, Renault, Peugeot e Citroën. Na quarta posição surge a Fiat, seguida da Toyota, indicam as tabelas da ACAP:
- Renault: + 41,5 %
- Peugeot: – 6 %
- Citroën: -12,2 %
- Fiat: + 2 %
- Toyota: + 36,6 %
Por modelos, o Peugeot Partner lidera a tabela, seguido do Renault Kangoo Van e do Citroën Berlingo.
O Opel Combo surge na quinta posição e o Toyota Proace City no décimo lugar. Juntos, Partner, Berlingo, Combo e Proace City, todos veículos derivados de uma única base, somam cerca de 1/3 das matrículas do segmento.
Com a particularidade dos modelos da Peugeot, Citroën e Opel serem fabricados em Portugal.
Produção automóvel em Portugal
Boas notícias para a indústria automóvel nacional, que está a recuperar face a 2020, embora continue mais de 50 mil unidades abaixo do mesmo período de 2019: a AutoEuropa é a principal responsável com 72,7% da produção nacional, com cerca de 170 mil dos mais de 232 mil veículos fabricados em Portugal até ao final de Outubro.
Veja aqui a produção nacional por marca automóvel e tipologia de viatura produzida em Portugal. (fonte: Estatísticas ACAP)