O mercado automóvel português continua a dar sinais positivos de recuperação, com um crescimento de 4,5% no mês de abril de 2025 face ao período homólogo do ano anterior.

No total, foram matriculados 21.825 veículos em território nacional, com destaque para os automóveis ligeiros de passageiros, que representaram a maior fatia das vendas e registaram um crescimento expressivo de 8,2%.

Também em linha com a tendência europeia, os veículos 100% elétricos (BEV) continuam a ganhar terreno em Portugal, representando 19,8% dos automóveis ligeiros de passageiros novos matriculados em abril.

Esta evolução confirma a crescente adesão à mobilidade elétrica, impulsionada por incentivos fiscais, para empresas mas também para particulares, através do apoio do Fundo Ambiental à compra, de uma maior oferta de modelos e também das crescentes preocupações ambientais por parte dos consumidores.

ACAP diz que é necessário alargar os incentivos a todos os veículos eletrificados e propõe estratégia integrada para o sector

Balanço do primeiro quadrimestre

No acumulado de janeiro a abril de 2025, o mercado automóvel português teve uma evolução mais modesta, com um crescimento de apenas 0,2% face ao mesmo período de 2024, totalizando 89.613 unidades.

De acordo com as tabelas compiladas pela ACAP, apesar do bom desempenho dos ligeiros de passageiros, o segmento de ligeiros de mercadorias apresentou uma quebra significativa, penalizando o crescimento global.

Resumo de dados do mercado

Mercado total:

  • 21.825 veículos matriculados em Abril de 2025 (+4,5% face a abril de 2024);
  • 89.613 veículos de Janeiro a Abril de 2025 (+0,2% face a Jan-Abr 2024)
Janeiro a Abril2025/2024Quota de Mercado
20252024Variação %20252024
1.ºPeugeot8 4268 028510,910,51
2.ºRenault6 1866 0342,587,9
3.ºDacia5 9815 9780,17,747,83
4.ºMercedes-Benz5 9025 67647,647,43
5.ºBMW4 9454 5438,86,45,95
6.ºToyota4 1824 1101,85,415,38
7.ºVolkswagen4 0793 55914,65,284,66
8.ºNissan3 7803 34313,14,894,38
9.ºCitroën3 5044 675-254,536,12
10.ºKia3 1043 0013,44,023,93
11.ºOpel2 6892 5804,23,483,38
12.ºTesla2 4473 339-26,73,174,37

 

Veículos Ligeiros de Passageiros:

  • 18.752 unidades em Abril 2025 (+8,2%);
  • 77.297 unidades de Janeiro a Abril de 2025 (+1,2%)
  • Peugeot continua a liderar e a conquistar quota de mercado;
  • Com excepção da Dacia, da Citroën e da Tesla, as 12 marcas melhor classificadas ganharam quota de mercado;
  • A Tesla perdeu mais de 1/4 das matrículas realizadas em comparação com o mesmo período de 2024;
  • O Citroën C3 foi o modelo com mais unidades vendidas em abril de 2025 (622), incluindo versões térmicas e o 100% elétrico ë-C3 (com 226 unidades matriculadas).
  • Renault Clio, Peugeot 2008, Dacia Sandero, Peugeo 208 e Nissan Juke foram, por esta ordem, os cindo modelos de passageiros mais vendidos em Portugal no primeiro trimestre de 2025.

BEV/PHEV:

  • Os Ligeiros de Passageiros 100% elétricos representam 19,8% do total de matrículas em abril;
  • Os Ligeiros de Passageiros 100% elétricos representam 20,6% do total de matrículas em entre janeiro e abril de 2025;
  • Os Ligeiros de Passageiros híbridos Plug representam 12,2% do total de matrículas em entre janeiro e abril de 2025.
Janeiro a Abril2025/2024Quota de Mercado
20252024Variação %20252024
1.ºPeugeot2 1781 86017,121,4117,51
2.ºOpel1 2421 09313,612,2110,29
3.ºToyota1 1851 519-2211,6514,3
4.ºCitroën1 1751 200-2,111,5511,29
5.ºRenault9521 147-179,3610,8
6.ºFord745838-11,17,327,89
7.ºFiat700898-226,888,45
8.ºVolkswagen55238144,95,433,59
9.ºIveco3503315,73,443,12
10.ºMercedes-Benz349438-20,33,434,12
11.ºIsuzu268307-12,72,632,89
12.ºFuso152188-19,11,491,77

 

Veículos Ligeiros de Mercadorias:

Enquanto os Ligeiros de Passageiros impulsionam o crescimento do mercado, o segmento de Ligeiros de Mercadorias enfrenta uma retração considerável.

Pode isto indiciar ajustes na atividade económica ou mudanças na procura do setor empresarial?

Mercado total:

  • 2.525 unidades em Abril 2025 (-16,8%);
  • 10.171 unidades de Janeiro a Abril de 2025 (-4,3%)
  • Peugeot continua a liderar e a conquistar quota de mercado;
  • Sob diferentes marcas, as quatro primeiras classificadas partilham os mesmos modelos. À excepção da Toyota que acrescenta também a pick-up Hilux;
  • Quedas importantes de marcas tradicionalmente fortes neste segmento, como a Renault (prestes a lançar uma nova linha de comerciais) e da Ford.