Em 2021, o número de matrículas de carros novos em Portugal não deverá ser muito diferente do registado em 2020, ano em que o mercado foi mais afetado pela pandemia por COVID-19.
Apesar do comércio automóvel não ter registado tantas interrupções como as verificadas em 2020, e da procura por carros novos ter regressado, os problemas gerados com a falta de componentes e matéria-prima estão a afetar a indústria desde final do ano passado.
Os construtores têm vindo a adaptar a produção de veículos – quer substituindo ou retirando alguns componentes -, enquanto outros são mesmo obrigados a encerrar a produção quando escasseia equipamento necessário para cumprir as apertadas metas de emissões ou as exigências em matéria de segurança ativa e passiva das viaturas.
https://fleetmagazine.pt/2021/12/02/carros-novos-portugal-novembro-2021/
A redução dos valores totais de venda está a contribuir para alguns factos inesperados no mercado automóvel, nomeadamente para o crescimento mais rápido da quota de mercado das viaturas eletrificadas, nomeadamente das unidades de passageiros 100% elétricas (mais 70% nos primeiros 11 meses) e híbridos plug-in (mais 46,3%).
https://fleetmagazine.pt/2021/12/03/mercado-carros-eletricos-portugal-2021-novembro/
A tabela seguinte mostra o comportamento por grupo automóvel.
Com mais marcas resultante da fusão entre Fiat-Chrysler e Grupo PSA, o grupo Stellantis é líder destacado da tabela, com um crescimento de 4,05% face a 2020.
O grupo de marcas representadas pelo grupo Stellantis é responsável por mais de 1/4 das matrículas entre janeiro e novembro de 2021 (25,81%).
A recuperar 10,59% face a 2020, o grupo Volkswagen surge na segunda posição, com 14,16% de quota de mercado.
Segue-se o grupo Renault que, com apenas três marcas tem quase a quota de mercado do grupo Volkswagen (13,91%). A subida da marca Dacia não chega para compensar a descida da marca Renault.
O Grupo BMW supera o grupo Daimler e instala-se na quarta posição, graças aos contributo positivo das suas duas marcas: BMW (mais 10,93%) e MINI (mais 8%)
Na quinta posição eencontra-se o grupo Hyundai, graças ao impressionante aumento das vendas das suas duas marcas: Hyundai (mais 45,53%) e Kia (mais 57,79%). Com uma subida de 50,32% do número de matrículas, o grupo coreano ganha quase três pontos de quota de mercado em Portugal e fica perto dos 9%.
A tabela seguinte mostra o comportamento, de novembro e nos primeiros onze meses de 2021, de todos os grupos automóveis no mercado português.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS (*)
1 | JANEIRO A NOVEMBRO de 2021 | |||||
2 | Unidades | % | % no Mercado | |||
3 | 2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2020 | |
4 | Stellantis | 34 592 | 33 246 | 4,05% | 25,81% | 25,35% |
5 | Peugeot | 15 761 | 14 517 | 8,57% | 11,76% | 11,07% |
6 | Citroën | 8 117 | 7 502 | 8,20% | 6,06% | 5,72% |
7 | Opel | 4 801 | 4 232 | 13,45% | 3,58% | 3,23% |
8 | Fiat | 4 540 | 5 729 | -20,75% | 3,39% | 4,37% |
9 | Jeep | 708 | 669 | 5,83% | 0,53% | 0,51% |
10 | DS | 563 | 434 | 29,72% | 0,42% | 0,33% |
11 | Alfa Romeo | 81 | 156 | -48,08% | 0,06% | 0,12% |
12 | Maserati | 21 | 7 | 200,00% | 0,02% | 0,01% |
13 | ||||||
14 | Grupo Volkswagen | 18 981 | 17 164 | 10,59% | 14,16% | 13,09% |
15 | Volkswagen | 6 952 | 6 245 | 11,32% | 5,19% | 4,76% |
16 | Seat | 5 999 | 6 285 | -4,55% | 4,48% | 4,79% |
17 | Audi | 3 183 | 2 661 | 19,62% | 2,37% | 2,03% |
18 | Skoda | 1 672 | 1 166 | 43,40% | 1,25% | 0,89% |
19 | Porsche | 681 | 762 | -10,63% | 0,51% | 0,58% |
20 | Cupra | 447 | 0 | — | 0,33% | 0,00% |
21 | Lamborghini | 13 | 15 | -13,33% | 0,01% | 0,01% |
22 | Man | 9 | 9 | 0,00% | 0,01% | 0,01% |
23 | Bentley | 25 | 21 | 19,05% | 0,02% | 0,02% |
24 | ||||||
25 | Grupo Renault | 18 642 | 20 441 | -8,80% | 13,91% | 15,58% |
26 | Renault | 13 958 | 16 189 | -13,78% | 10,41% | 12,34% |
27 | Dacia | 4 674 | 4 246 | 10,08% | 3,49% | 3,24% |
28 | Alpine | 10 | 6 | 66,67% | 0,01% | 0,00% |
29 | ||||||
30 | Grupo BMW | 12 423 | 11 243 | 10,50% | 9,27% | 8,57% |
31 | BMW | 10 627 | 9 580 | 10,93% | 7,93% | 7,30% |
32 | MINI | 1 796 | 1 663 | 8,00% | 1,34% | 1,27% |
33 | ||||||
34 | Grupo Hyundai | 11 823 | 7 865 | 50,32% | 8,82% | 6,00% |
35 | Hyundai | 6 974 | 4 792 | 45,53% | 5,20% | 3,65% |
36 | Kia | 4 849 | 3 073 | 57,79% | 3,62% | 2,34% |
37 | ||||||
38 | Grupo Daimler | 11 020 | 13 374 | -17,60% | 8,22% | 10,20% |
39 | Mercedes-Benz | 10 655 | 12 918 | -17,52% | 7,95% | 9,85% |
40 | Smart | 365 | 456 | -19,96% | 0,27% | 0,35% |
45 |
||||||
46 | Grupo Toyota | 7 576 | 5 902 | 28,36% | 5,65% | 4,50% |
47 | Toyota | 7 220 | 5 621 | 28,45% | 5,39% | 4,29% |
48 | Lexus | 356 | 281 | 26,69% | 0,27% | 0,21% |
49 | ||||||
50 | Nissan | 5 460 | 6 672 | -18,17% | 4,07% | 5,09% |
51 | ||||||
52 | Ford | 4 462 | 6 031 | -26,02% | 3,33% | 4,60% |
53 | ||||||
54 | Volvo | 3 677 | 3 631 | 1,27% | 2,74% | 2,77% |
55 | ||||||
56 | Mitsubishi | 1 364 | 1 354 | 0,74% | 1,02% | 1,03% |
57 | ||||||
58 | Tesla | 1 347 | 1 142 | 17,95% | 1,01% | 0,87% |
59 | ||||||
60 | Mazda | 989 | 1 018 | -2,85% | 0,74% | 0,78% |
61 | ||||||
62 | Grupo TATA | 902 | 901 | 0,11% | 0,67% | 0,69% |
63 | Land Rover | 536 | 516 | 3,88% | 0,40% | 0,39% |
64 | Jaguar | 366 | 385 | -4,94% | 0,27% | 0,29% |
65 | ||||||
66 | Honda | 605 | 964 | -37,24% | 0,45% | 0,73% |
67 | ||||||
68 | Suzuki | 113 | 167 | -32,34% | 0,08% | 0,13% |
69 | ||||||
70 | Aston Martin | 30 | 2 | 1400,00% | 0,02% | 0,00% |
71 | ||||||
72 | Ferrari | 23 | 26 | -11,54% | 0,02% | 0,02% |
73 | ||||||
74 | TOTAL | 134 029 | 131 165 | 2,18% | 100,00% | 100,00% |
(*) Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias
Fonte: ACAP