Em janeiro de 2020, o mercado de ligeiros de passageiros contraiu 7,5%.
A Associação Europeia dos Construtores Automóveis (ACEA) diz que a incerteza levantada pela saída do Reino Unido da União Europeia causou um enfraquecimento das condições económicas, o que pode ter levado, a par da entrada em vigor da diretiva CAFE e do aumento de matrículas em dezembro de 2019, a uma queda no mercado de ligeiros de passageiros novos na Europa em janeiro de 2020.
Portugal ficou perto da média europeia, com uma queda de 8,0% nos registos face a janeiro de 2019.
Quanto aos cinco principais mercados europeus, França registou a maior queda (-13,4%), seguida pela Espanha (-7,6%), Alemanha (-7,3%) e Itália (-5,9%).
Marcas
Estas eram as marcas mais vendidas no final de 2019. Eis os seus comportamentos na União Europeia durante o janeiro deste ano, face ao mesmo mês de 2019:
- Volkswagen: -6,6%
- Renault: -7,4%
- Peugeot: -8,5%
- Mercedes-Benz: -0,1%
- Opel: -27,5%
- BMW: +9,0%
- Fiat: -2,4%
- Citroën: -6,5%
- SEAT: +10,4%
- Nissan: -4,1%