O mercado de veículos eletrificados representou 13% das matrículas de veículos ligeiros de passageiros na Europa durante o mês de janeiro de 2020, revela a Jato, analista de dados e tendências do mercado automóvel.
Tendo sido Janeiro um mês pouco favorável para as vendas – o mercado europeu caiu 7,5% e Portugal seguiu a tendência e recuou 8% -, isto contribuiu também para uma descida da procura de carros com motor a gasolina (menos 12%) e a gasóleo (menos 17%).
Outro dado interessante revelado pela Jato foi o aumento da procura por modelos do tipo SUV que, segundo as contas, representaram 40% deste mercado.
Quanto às marcas e modelos mais procurados pelos europeus foram, respetivamente:
- Marcas automóveis mais vendidas na Europa
- Volkswagen
- Peugeot
- Renault
- Toyota
- Mercedes-Benz
- Ford
- BMW
- Skoda
- Audi
- Opel/Vauxhall
- Gamas automóveis mais vendidos na Europa
- VW Golf
- Renault Clio
- Ford Focus
- Peugeot 208
- VW Polo
- Opel Corsa
- Toyota Yaris
- Ford Fiesta
- Skoda Octavia
- Fiat Panda
100% elétricos assumiram 3,4% das matrículas
No que se refere aos modelos 100% elétricos, as 38.600 matrículas representaram 3,4% do total de 1.138.057 ligeiros de passageiros registados na Europa durante o mês de janeiro.
Estes veículos constituem 26,8% do total de 144.200 registos de carros eletrificados.
No que respeita aos cinco modelos mais vendidos, existem algumas surpresas:
- Renault ZOE
- Peugeot e-208
- VW Golf
- Nissan Leaf
- Audi E-Tron
O que são afinal SUV e quanto valeram os EV para cada marca?
Os dados revelados pela Jato merecem contudo uma análise mais aprofundada.
Em primeiro lugar, a categoria SUV é uma categoria muito abrangente e que engloba veículos bastantes distintos no aspeto e capacidade, merecedores de tal classificação apenas porque os construtores que os fabricam os designam como tal.
Depois, face à crescente pressão para reduzir emissões que passou a vigorar em 2020 e ainda aos incentivos fiscais para modelos menos poluentes, é normal um aumento da procura por soluções eletrificadas, que tanto englobam motores 100% elétricos, como mecânicas híbridas sem autonomia elétrica.
Uma das marcas mais bem preparada em termos de conjunto de produto neste campo é a Toyota, justificando os 10% de crescimento que a colocaram na quarta posição entre os construtores. E se o Corolla foi “apenas” o 11.º modelo mais vendido, os quatro HEV com mais matrículas em janeiro foram, a seguir ao Corolla, C-HR, Yaris e Rav4…
Outros dados interessantes e reveladores referidos no texto partem de uma afirmação de Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics: “Apenas 14% dos registos de SUV em janeiro correspondiam a motores eletrificados, enquanto 28% dos sedans de luxo foram HEV, PHEV ou BEV”.
- Esta última tipologia de carro(sedan) tem grande penetração nas frotas das empresas;
- A Tesla, marca 100% elétrica, não se encontra entre as 25 mais vendidas.
Outros dados referenciados respeitam à penetração dos veículos eletrificados em cada mercado:
- Noruega: 77%
- Suécia, 38%
- Finlândia, 28%
- França, 19%
- Reino Unido, 14%
- Espanha, 12%
- Alemanha, 10%
- Itália, 8%
Os carros eletrificados representaram uma parte importante do volume registado por algumas marcas:
- Smart, 96% (em 2020 passou a ser exclusivamente elétrica, mas decorre o período de derrogação)
- Lexus, 95%
- Toyota, 66%
- DS (42%)
- Suzuki (41%)
- Land Rover (37%)
Em contraste, salienta este trabalho, representaram uma proporção pouco significativa no volume de:
- Citroen, 1,4%
- Seat, 1,4%
- Ford, 3,3%
- Opel, 3,9%
- Skoda, 4%
- Volkswagen, 5%, apesar do VW Golf ter sido o 4.º modelo elétrico mais vendido na Europa em janeiro de 2020