O mercado de veículos eletrificados representou 13% das matrículas de veículos ligeiros de passageiros na Europa durante o mês de janeiro de 2020, revela a Jato, analista de dados e tendências do mercado automóvel.

Tendo sido Janeiro um mês pouco favorável para as vendas – o mercado europeu caiu 7,5% e Portugal seguiu a tendência e recuou 8% -, isto contribuiu também para uma descida da procura de carros com motor a gasolina (menos 12%) e a gasóleo (menos 17%).

Outro dado interessante revelado pela Jato foi o aumento da procura por modelos do tipo SUV que, segundo as contas, representaram 40% deste mercado.

Quanto às marcas e modelos mais procurados pelos europeus foram, respetivamente:

  • Marcas automóveis mais vendidas na Europa
  1. Volkswagen
  2. Peugeot
  3. Renault
  4. Toyota
  5. Mercedes-Benz
  6. Ford
  7. BMW
  8. Skoda
  9. Audi
  10. Opel/Vauxhall
  • Gamas automóveis mais vendidos na Europa
  1. VW Golf
  2. Renault Clio
  3. Ford Focus
  4. Peugeot 208
  5. VW Polo
  6. Opel Corsa
  7. Toyota Yaris
  8. Ford Fiesta
  9. Skoda Octavia
  10. Fiat Panda

100% elétricos assumiram 3,4% das matrículas

No que se refere aos modelos 100% elétricos, as 38.600 matrículas representaram 3,4% do total de 1.138.057 ligeiros de passageiros registados na Europa durante o mês de janeiro.

Estes veículos constituem 26,8% do total de 144.200 registos de carros eletrificados.

No que respeita aos cinco modelos mais vendidos, existem algumas surpresas:

  1. Renault ZOE
  2. Peugeot e-208
  3. VW Golf
  4. Nissan Leaf
  5. Audi E-Tron

O que são afinal SUV e quanto valeram os EV para cada marca?

Os dados revelados pela Jato merecem contudo uma análise mais aprofundada.

Em primeiro lugar, a categoria SUV é uma categoria muito abrangente e que engloba veículos bastantes distintos no aspeto e capacidade, merecedores de tal classificação apenas porque os construtores que os fabricam os designam como tal.

Depois, face à crescente pressão para reduzir emissões que passou a vigorar em 2020 e ainda aos incentivos fiscais para modelos menos poluentes, é normal um aumento da procura por soluções eletrificadas, que tanto englobam motores 100% elétricos, como mecânicas híbridas sem autonomia elétrica.

Uma das marcas mais bem preparada em termos de conjunto de produto neste campo é a Toyota, justificando os 10% de crescimento que a colocaram na quarta posição entre os construtores. E se o Corolla foi “apenas” o 11.º modelo mais vendido, os quatro HEV com mais matrículas em janeiro foram, a seguir ao Corolla, C-HR, Yaris e Rav4…

Outros dados interessantes e reveladores referidos no texto partem de uma afirmação de Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics: “Apenas 14% dos registos de SUV em janeiro correspondiam a motores eletrificados, enquanto 28% dos sedans de luxo foram HEV, PHEV ou BEV”.

  • Esta última tipologia de carro(sedan) tem grande penetração nas frotas das empresas;
  • A Tesla, marca 100% elétrica, não se encontra entre as 25 mais vendidas.

Outros dados referenciados respeitam à penetração dos veículos eletrificados em cada mercado:

  • Noruega: 77%
  • Suécia, 38%
  • Finlândia, 28%
  • França, 19%
  • Reino Unido, 14%
  • Espanha, 12%
  • Alemanha, 10%
  • Itália, 8%

Os carros eletrificados representaram uma parte importante do volume registado por algumas marcas:

  • Smart, 96% (em 2020 passou a ser exclusivamente elétrica, mas decorre o período de derrogação)
  • Lexus, 95%
  • Toyota, 66%
  • DS (42%)
  • Suzuki (41%)
  • Land Rover (37%)

Em contraste, salienta este trabalho, representaram uma proporção pouco significativa no volume de:

  • Citroen, 1,4%
  • Seat, 1,4%
  • Ford, 3,3%
  • Opel, 3,9%
  • Skoda, 4%
  • Volkswagen, 5%, apesar do VW Golf ter sido o 4.º modelo elétrico mais vendido na Europa em janeiro de 2020