Era expectável e aconteceu: o mercado europeu de ligeiros de passageiros novos caiu 23,7% em 2020.

A ACEA – Associação Europeia dos Construtores já tinha avisado, em junho, que o mercado automóvel europeu poderia recuar 25% em 2020.

As medidas de luta contra o novo Coronavírus (COVID-19) aplicadas pelos diversos Governos, incluindo os confinamentos impostos, tiveram um impacto sem precedentes na venda de carros novos na União Europeia.

A ACEA vai mais longe e diz que 2020 viu a maior queda anual na procura de ligeiros de passageiros novos desde que começou a registar os volumes – foram registados menos 3.086,439 ligeiros de passageiros em comparação com 2019.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/24/ligeiros-eletrificados-europa/

Todos os 27 mercados da União Europeia registaram quedas de dois dígitos em 2020. Entre os principais países fabricantes de automóveis – e maiores compradores de carros -, Espanha foi o país com a queda acumulada mais acentuada (-32,2%), seguindo-se a Itália (-27,9%) e França (-25,5%). A Alemanha apresentou também uma queda pronunciada de -19,1% nas matrículas.

Quanto às marcas automóveis, eis as 15 mais matriculadas durante o ano que passou.