Em outubro, as matrículas de ligeiros de passageiros caíram 7,8% na Europa. Depois de ter apresentado uma ligeira melhoria nas matrículas no mês de setembro (+3,1%), o mercado europeu viu serem registadas 953.615 viaturas novas durante o décimo mês do ano (menos 81.054 unidades do que no mesmo mês de 2019).
Segundo a ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, à medida que os vários governos europeus retomaram a aplicação de restrições para combater a segunda vaga da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o mercado ressentiu-se, com exceção da Irlanda (+5,4%) e da Roménia (+17,6%) – únicos países a apresentarem uma variação positiva no mês de outubro.
Dos principais mercados, Espanha foi o país que registou a maior descida (-21%), sendo seguida, com quedas mais moderadas, pela França (-9,5%), Alemanha (-3,6%) e Itália, que caiu apenas 0,2%.
Acumulado
A pandemia continua, no entanto, a afetar o desempenho anual do mercado de ligeiros no velho continente. Entre janeiro e outubro, as matrículas de ligeiros novos caíram 26,8% – são menos 2,9 milhões de unidades registadas relativamente ao mesmo período de 2019.
Nos primeiros dez meses do ano, Espanha foi, dos principais mercados automóveis europeus, o país que apresentou as maiores perdas (-36,8%). Seguiu-se a Itália (-30,9%), França (-26,9%) e Alemanha (-23,4%).
O caso português
O desempenho do mercado nacional de ligeiros novos fica, em outubro, aquém da média europeia, com um saldo negativo de 12,6%.
Já no período acumulado, Portugal apresenta também valores ainda distantes da média da União Europeia, com uma variação negativa de -37,1%.
https://fleetmagazine.pt/2020/10/20/sector-automovel-europeu-acea/
Valores por marca
Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de outubro. Valores do acumulado também disponíveis:
Outubro | Janeiro a Outubro | ||||||
2020 | 2019 | Var. % | 2020 | 2019 | Var. % | ||
1.º | Volkswagen | 105.562 | 129.723 | -18,6% | 911.048 | 1.281,571 | -28,9% |
2.º | Renault | 75.174 | 74.655 | +0,7% | 614.970 | 823.765 | -25,3% |
3.º | Peugeot | 69.416 | 73.607 | -5,7% | 545.979 | 737.576 | -26,0% |
4.º | Mercedes-Benz | 61.927 | 64.126 | -3,4% | 480.093 | 576.170 | -16,7% |
5.º | ŠKODA | 52.119 | 53.455 | -2,5% | 455.887 | 552.649 | -17,5% |
6.º | Toyota | 49.279 | 52.849 | -8,5% | 429.786 | 516.196 | -16,7% |
7.º | BMW | 47.204 | 55.327 | -14,7% | 420.363 | 511.337 | -17,8% |
8.º | Audi | 47.136 | 40.577 | +16,2% | 379.426 | 489.416 | -22,5% |
9.º | Fiat | 46.983 | 44.294 | +6,1% | 373.438 | 526.183 | -29,0% |
10.º | Ford | 45.640 | 57.614 | -20,8% | 402.925 | 595.343 | -32,3% |
11.º | Citroën | 41.737 | 47.295 | -11,8% | 344.343 | 498.404 | -30,9% |
12.º | Opel | 39.006 | 39.313 | -0,8% | 311.315 | 574.209 | -45,8% |
13.º | Dacia | 36.729 | 36.686 | +0,1% | 306.951 | 453.773 | -32,4% |
14.º | Kia | 34.693 | 34.451 | +0,7% | 282.936 | 336.039 | -15,8% |
15.º | Hyundai | 33.868 | 39.278 | -13,8% | 294.100 | 386.073 | -23,8% |
A Volkswagen continua a ser a marca preferida dos europeus. Manteve a liderança, durante o mês de outubro, face à Renault. Ainda assim, a marca francesa regista um aumento de 0,7% nas matrículas no décimo mês do ano, ao passo que os alemães de Wolfsburg apresentam mesmo uma das maiores quedas (-18,6%) de outubro.
Nota positiva para a Audi, que mantém a tendência de crescimento no mercado europeu. Em setembro, a marca do grupo VW cresceu 16,2% em outubro, ocupando assim a oitava posição das marcas mais matriculadas em toda a Europa (em setembro a Audi foi a 12.ª marca mais procurada pelos europeus).
A tendência de crescimento verificou-se também na Fiat, que viu um aumento de 6,1% face a 2019. Também a Kia (+0,7%) e a Dacia (+0,1%) apresentaram resultados positivos.
No acumulado, as 15 marcas dispostas apresentam todas valores negativos relativamente ao ano passado. Tal resulta, em grande medida, da crise económica provocada pela (COVID-19) e das medidas de restrição e confinamento que a maioria dos governos europeus estão a aplicar.
A ACEA já tinha previsto, aliás, que o mercado de ligeiros de passageiros novos na Europa deveria cair cerca de 25% em 2020.