As matrículas de ligeiros de passageiros cresceram 87,3% na Europa, em março de 2021. No entanto, é necessário destacar que estes números resultam de uma base de comparação baixa – causada pelas restrições introduzidas na maioria dos mercados europeus em março de 2020.
São dados apresentados pela ACEA, que considera, ao analisar estes números, que não é de estranhar que, dos quatro principais mercados automóveis europeus, três tenham registado ganhos de três dígitos:
- Itália: +497,2%
- França: +191,7%
- Espanha: +128,0%
- Alemanha: +35,9%
Em Portugal, as matrículas aumentaram 19,8% – ainda longe dos números europeus. Em março de 2020 foram matriculadas 10.596 unidades; um ano depois, o número foi de 12.699.
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Acumulado
Durante o período do primeiro trimestre, a procura por ligeiros novos cresceu 3,2%, alcançando as cerca de 2.6 milhões de unidades registadas no total.
Embora janeiro e fevereiro tenham registado recuos significativos nas matrículas de ligeiros no velho continente (-24,0% e -19,3%, respetivamente), os resultados do mês de março compensam as perdas e colocam a Europa fora da tendência negativa.
Considerando os principais mercados, eis os seus desempenhos:
- Itália: +28,7%
- França: +21,1%
- Espanha: -14,9%
- Alemanha: -6,4%
Em Portugal, o mercado contraiu 31,5% (muito acima da média europeia) durante os primeiros três meses do ano.
Valores por marca
Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das dez marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de março. Valores do acumulado também disponíveis:
Destaque para as três marcas do recém-criado grupo Stellantis (Peugeot, Fiat e Citroën), com aumentos exponenciais durante o mês de março (acima dos 100%).
A Toyota é outra das marcas que registou um crescimento considerável em março (81,7%).