O mercado automóvel nacional de ligeiros de passageiros caiu 9,4% em setembro – foram matriculadas 13.186 unidades no nono mês do ano, diz a ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

No acumulado, foram colocados em circulação 105.660 ligeiros de passageiros em Portugal, o que representa uma queda de 39,3% relativamente a 2019.

https://fleetmagazine.pt/2020/09/02/matriculas-ligeiros-agosto/

A ACEA – Associação Europeia dos Construtores de Automóveis, prevê que o mercado automóvel europeu caia entre 20 e 25%, pelo que a descida do mercado automóvel português continua superior à média europeia.

No que respeita aos ligeiros de passageiros, o mercado nacional comportou-se da seguinte forma, durante o mês de setembro.

Apenas três marcas, segundo a ACAP, registaram crescimento no número de matrículas, sendo a BMW (+34,3%) a marca a registar o maior aumento do top 12 nacional. O pódio fica completo pela Hyundai (+31,0%) e Ford (+8,8%).

Para o acumulado, este é o comportamento das marcas a atuar em Portugal.

No top 3 das marcas que mais caíram nos nove primeiros meses do ano, destaque para a Fiat, que regista uma queda de 59,7% nas matrículas, seguida pela Citroën, com uma variação negativa de 46,5% e logo depois pela marca mais vendida em Portugal, a Renault, com uma queda de 43,7%.