Em 2024, o mercado de veículos automóveis ligeiros de passageiros cresceu 6,1% relativamente ao período homólogo. Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, a ACAP contabilizou 242.019 matrículas de ligeiros (de passageiros e de mercadorias).

Por categorias e tipos de veículos, observam-se os seguintes dados nos 12 meses de 2024:

  • 209.715 ligeiros de passageiros matriculados (+5,1% face a 2023)
  • 57,3% dos ligeiros de passageiros matriculados novos são movidos a energias alternativas, nomeadamente elétricos e híbridos (totalizam 44%)
  • 19,9% dos ligeiros de passageiros novos matriculados em Portugal são movidos exclusivamente a bateria (vulgo 100% elétricos)
  • 32.304 ligeiros de mercadorias matriculados (+13,3% face a 2023)
  • Apenas 7,19% dos ligeiros de mercadorias matriculados em 2024 são 100% elétricos

É inegável que a eletricidade é já o segundo tipo de energia preferido do cliente português, ultrapassando amplamente o gasóleo, que no final de 2024 representava menos de 10% do mercado nacional de ligeiros de passageiros. A isso muito se devem os avanços tecnológicos e os sucessivos lançamentos de modelos (a estes juntar a ofensiva elétrica chinesa) que aconteceram em 2024.

Uma das principais responsáveis pelo sólido e galopante crescimento de elétricos nas estradas nacionais continua a ser, sem grandes surpresas, a Tesla. A marca norte-americana registou quase dez mil carros em 2024 (9.760 unidades), tendo mesmo ficado à frente da BMW (2.ª classificada no ranking de matrículas de ligeiros de passageiros 100% elétricos) em 5.686 matrículas (mais do dobro). A fechar o pódio, a Volvo, que só em dezembro matriculou 239 carros elétricos, totalizou 3.203 registos em 2023.

Nota importante também para o crescimento de marcas sob gestão chinesa no capítulo dos registos 100% elétricos:

  • A BYD, que em 2023 matriculou 450 elétricos, apresenta uma variação positiva de 533%, tendo aumentado o número de registos para 2.849 em 2024;
  • A MG, que mais que duplicou os registos em 2024 (1.618 contra 665 em 2023), e que termina o ano com uma quota de mercado de 1,12% (números já significativos, porém um pouco abaixo dos 2,25% ambicionados pelos responsáveis da marca há pouco mais de um ano);
  • A Volvo, detida pela Geely Holding Group, um conglomerado chinês que detém marcas de mobilidade e tecnologia, cresceu 136% em 2024 (matriculou 3.203 elétricos contra 1.353 em 2023).

Conheça a lista das 25 marcas (ligeiros de passageiros) com mais matrículas em 2024

Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia. As três marcas, por esta ordem, que mais matrículas registaram em Portugal. São três marcas de três grupos automóveis distintos que, combinadas, representaram em 2024 pouco mais de 1/4 (25,97%) do mercado de ligeiros de passageiros novos em Portugal: matricularam 54.474 unidades.

Nota (novamente) para a Tesla. É mesmo a única marca 100% elétrica a figurar nesta lista. Todas as outras 24 marcas comercializam modelos modelos exclusivamente movidos a bateria, sim, mas do seu portfólio fazem também parte outro tipo de soluções motoras.