Em Portugal, as vendas de automóveis usados movidos a gasóleo está em queda.
Esta é uma das principais conclusões do mais recente Observatório INDICATA (de dezembro), que dá conta que o mercado online de usados B2C de novembro revela uma diminuição constante na quota de vendas de veículos diesel desde meados de 2022. Mais acrescenta aquele relatório, dizendo mesmo que esta situação deverá manter-se no futuro próximo.
Excluindo o segmento dos comerciais, no qual o gasóleo ainda domina, os ligeiros de passageiros diesel representaram 51,64% das vendas no canal de usados em novembro (uma queda de 13,5% relativamente ao ano anterior. Já a gasolina registou um aumento de 9,9% na procura, cabendo aos outros grupos motopropulsores o restante.
Se olharmos para o mercado online B2C de veículos usados com menos de quatro anos, este fica assim distribuído por tipo de energia:
- Gasolina – 39,91%
- Diesel – 32,85%
- BEV – 10,74%
- PHEV/HEV – 9,69%
Relativamente ao grupo etário de veículos com menos de dois anos, os BEV garantem 12,9% das vendas, ao passo que os PHEV e HEV asseguram 11,9% – quotas muito próximas da garantida pelo gasóleo, que caiu para 18,72% de quota de mercado neste grupo etário mais jovem.
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O índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C do INDICATA
O Observatório INDICATA reformulou este índice para mostrar a evolução dos preços médios dos veículos em 2023.
Baseado num conjunto consistente de veículos e atualizado para refletir a gama de automóveis usados atualmente disponíveis, está agora indexado a janeiro de 2023.
Ao analisar os movimentos do mercado deste ano, o INDICATA refere que, tipicamente, também se assiste a uma curva descendente dos preços médios, impulsionada pelo ciclo de vida do produto.
“A natureza do mercado português de automóveis usados pode ajudar a protegê-lo de alguma da volatilidade de preços observada noutros locais, resultando numa queda dos preços mais lenta em 2023 do que a média da Europa”, começa por referir o relatório.
No início de dezembro, os preços médios dos automóveis usados online B2C desceram 0,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, ficando 4,8pp abaixo do valor registado no início do ano.
“A única tendência que Portugal partilha com o resto da Europa é a queda acentuada dos preços dos BEV”
“Apesar de as vendas de BEV terem sido melhores do que em muitos outros países, o volume de stock nos retalhistas e grossistas em toda a Europa está a resultar numa queda dos preços em toda a parte, e há poucos indícios de que esta descida de preços termine em breve”, conclui o INDICATA.
Top 3 vendas de usados com menos de quatro anos, por volume
Fabricante | Modelo | Market Days Supply |
Renault | Clio | 93.9 |
Peugeot | 208 | 87.6 |
Mercedes-Benz | Classe A | 98.0 |
Veículos com menos de quatro anos com venda mais rápida, por Market Days Supply
Fabricante | Modelo | Rotação de stock | Market Days Supply |
BMW | X1 | 7x | 54.8 |
Toyota | Aygo X | 6x | 58.7 |
Nissan | Juke | 6x | 59.3 |