Os retalhistas de usados que estão a sair do bloqueio da Covid-19 estão a rever os preços das suas viaturas, o que, por sua vez, parece contribuir para um aumento da procura por parte dos consumidores.

Isto é evidente na Suécia, Áustria, Holanda, Alemanha e Dinamarca, indica o mais recente relatório do Observatório INDICATA, que rastreou os dados de vendas de carros usados, por país, até 19 de abril.

Os países que fecharam por completo – Portugal, Reino Unido, Espanha, França e Itália -, onde o mercado até à data ainda não tinha começado a funcionar, os retalhistas não começaram a responder à queda da procura dos consumidores, alterando a sua estratégia de preços

Naturalmente devido sobretudo ao confinamento obrigatório, as vendas nestes países permanecem muito baixas.

Vejamos o comportamento dos mercados.

Comércio de usados em Portugal

Com uma queda na ordem dos 80%, existem enormes desafios na atividade do mercado de automóveis usados.

Não se identifica neste período a retirada em massa de anúncios.

Na expectativa que o comércio automóvel possa começar a reabrir a partir no próximo dia 4 de Maio, o mercado nacional parece seguir de perto, através do Observatório INDICATA, o que se vai passar nos próximos dias em mercados como a Áustria, Alemanha e Dinamarca, tentando antecipar tendências.

Desempenho dos mercados também ainda confinados

No Reino Unido, Espanha, França e Itália a maioria dos comerciantes permanecem fechados com o mínimo de transações.

Em Espanha muitos comerciantes não renovam anúncios nos portais para reduzirem os custos enquanto estão fechados, resultando assim num número reduzido de carros usados à venda online.

Sinais animadores nos mercados que já retomaram a atividade

Em 12 de Abril, a Áustria tornou-se o primeiro país a diminuir as restrições de bloqueio na indústria automóvel, com pequenos retalhistas a poder abrir assim como centros de jardinagem, lojas de bricolage e pequenas lojas.

O seu ritmo de vendas de 1.300 unidades por dia caiu para 300 por dia durante o bloqueio, mas em apenas sete dias subiu para 730 unidades, o que representa pouco mais da metade do seu nível original.

Na Alemanha os retalhistas abriram as suas portas a 20 de Abril. Durante o pico de 2020, registava 16.500 vendas por dia, caindo para 5.500 durante o bloqueio.

Começam agora a surgir sinais de vida muito precoces, seguindo uma tendência semelhante à da Áustria.

Na Dinamarca os comerciantes tiveram a possibilidade de manter a atividade aberta durante o bloqueio, mas muitos optaram por fechar.

Tradicionalmente, as vendas nos feriados da Páscoa são fortes e houve sinais de aumento na procura de carros usados à medida que a confiança dos consumidores era restaurada durante este período, com os volumes de vendas de usados a atingirem o seu nível mais alto das últimas 4 semanas.

Preço: como estão a reagir operadores e consumidores?

O mercado europeu de usados parece mostrar os primeiros sinais de recuperação.

A procura aumenta lentamente à medida que os preços começam a cair e, embora algumas tendências demonstrem dinâmica, ainda não há sinais fortes de que o mercado de usados retorne rapidamente aos níveis anteriores.

Os países que sofreram um bloqueio mais ligeiro ao lidar com a pandemia da Covid-19 continuam a ver os retalhistas a responderem mais rapidamente à queda na confiança dos consumidores, reduzindo os preços dos veículos usados

Em Portugal o ajuste de preços não foi tão acentuado.

A redução de 2,2% sugere que os operadores mantêm a sua posição e expectativa quanto ao que se poderá vir a passar quando o mercado abrir.

A Suécia, que teve as medidas mais brandas por parte do Governo no combate ao Covid-19, teve a maior queda dos preços ao retalho, 4% entre 1 de Fevereiro e 19 de Abril, para responder à queda de 20% na procura por parte dos consumidores.

A Alemanha viu uma redução de 1,6% nos preços anunciados, mas poderá ver essa redução aumentar assim que o mercado se abrir mais.

Nos países como o Reino Unido, Itália e França os preços mantêm-se inalterados (-0.1%, -0.7% e – 0.7%) visto que a maioria dos retalhistas continuam fechados.

A Bélgica mostrou um pequeno aumento de veículos removidos da internet. Contudo, como em Espanha, não se trata realmente de vendas mas sim retalhistas que não renovaram as suas assinaturas de publicidade

“O nosso PDF e o portal online facultam aos decisores da indústria os melhores dados em tempo real para definirem uma estratégia, de curto e longo prazo, permitindo-lhes gerir com eficiência a oferta e a procura de carros usados ”, explicou Andy Shields, diretor global do INDICATA.

Pode fazer aqui o download do mais recente relatório do Observatório INDICATA