A Mercadona está a integrar um camião 100% elétrico na sua frota de distribuição espanhola.
Em colaboração com a Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing, este projeto vai permitir à Mercadona reduzir o impacto da sua atividade nas diferentes cidades onde opera e reforçar o seu compromisso com os objetivos do Pacto Verde Europeu e com a Lei Sobre Alterações Climáticas espanhola.
O novo camião inclui um motor elétrico alimentado por bateria de iões de lítio capaz de assegurar uma autonomia de 220 km.
Utilizando corrente contínua (DC) de 230 kW, será possível carregar esta bateria em apenas 90 minutos.
https://fleetmagazine.pt/2021/05/14/opiniao-evolucao-revolucionaria-distribuicao-automovel/
Este camião, que foi concebido especificamente para contexto urbano, é ideal para descargas diurnas e noturnas. Tem capacidade para 21 paletes e uma Massa Máxima Autorizada de 26 toneladas.
A Mercadona diz que prevê ainda otimizar os processos de carregamento do camião. Estes serão feitos num dos cais do seu bloco logístico de Ciempozuelos, em Madrid. O objetivo, diz a Mercadona, é o de aproveitar ao máximo os tempos de descanso dos condutores e os horários de carga de mercadorias.
Inclui também um equipamento de frio, 100% elétrico e ligado à mesma bateria que o motor.
A empresa implementou um Plano de Redução de Emissões, apoiado na iniciativa Lean & Green, promovida em Espanha pela Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores (AECOC), tendo garantido, por isso, uma redução superior a 20% nas emissões de CO2 dos seus processos logísticos ao longo dos últimos 5 anos.