O novo Mercedes-Benz Citan é um comercial ligeiro com provas dadas no segmento profissional.
As encomendas abrem em setembro e o Citan estará disponível em três versões: Van, Tourer e eCitan, a esperada versão 100% elétrica.
Os preços de entrada para o Citan serão colocados, espera a Mercedes-Benz, abaixo dos 20 mil euros (valor sem IVA).
Este furgão da Mercedes-Benz quer destacar-se pelo seu caráter compacto e flexível, adequando-se para empresas cuja atividade se desenrolem especialmente nos centros urbanos – entregas porta-a-porta e serviços.
Mantendo o design característico e procurando não perder a identidade até aqui alcançada em todos os modelos da gama de veículos comerciais ligeiros (VCL), o Citan procura estabelecer-se, nas palavras de Natalie Sonntag, Marketing de Produtos Mercedes-Benz Small Vans, como peça fundamental em muitos negócios onde há contacto direto com o consumidor.
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Citan Van: o furgão de acesso prático e fácil
Assim é o Mercedes-Benz Citan, um furgão cujas portas laterais esquerda e direita deslizantes (615 mm de abertura) e limiar de carga mais baixo (59 cm) permitem um acesso confortável à área de carga (que tem uma altura de 1.059 mm).
Carga essa que pode, dependendo da versão, chegar aos 782 kg. A volumetria fica-se nos 2,9 metros cúbicos.
Quando abertas, as duas secções das portas traseiras ficam bloqueadas num ângulo de 90 graus, podendo ser abertas até 180 graus (na direção das laterais do veículo).
De notar que as portas traseiras são assimétricas. A porta traseira esquerda é mais larga e tem de ser aberta primeiro.
Citan Tourer: para transporte de passageiros
Já equipado com uma porta traseira com janela, o Citan Tourer é a versão de passageiros deste VCL.
E embora adaptado para transportar passageiros, o Citan Tourer permite dobrar os bancos traseiros num rácio de 1/3 para 2/3.
Além disso, inclui diversos espaços de arrumação e compartimentos para facilitar o trabalho dos profissionais que passam o dia ao volante.
Motores para o Citan e Citan Tourer
Quanto aos motores, e considerando as versões térmicas, o Citan Van vai ser disponibilizado em três versões diesel e duas a gasolina.
Já o Citan Tourer será disponibilizado numa versão diesel e duas a gasolina.
Todos os motores cumprem com as normas de emissão Euro 6d e permitem a utilização de uma função start/stop ECO.
Além de uma caixa manual de seis velocidades, as versões diesel e gasolina mais potentes também poderão ser obtidas com uma transmissão de dupla-embraiagem de sete velocidades DCT.
eCitan: o furgão compacto elétrico
Será lançado na segunda metade de 2022.
Aquando da apresentação, Marcus Breitschwerdt, diretor da Mercedes-Benz Vans, assumiu aquela que tem vindo a ser a tendência geral do mercado e com a qual a marca se quer comprometer: “a partir de agora, todos os novos furgões Mercedes-Benz serão elétricos”.
https://fleetmagazine.pt/2021/08/25/mercedes-benz-futuro-eletrico/
Esta é a filosofia cada vez mais elétrica da marca alemã, que procura dispor de uma frota de VCL zero-emissões adequada às necessidades dos profissionais.
O eCitan é um furgão que vem reforçar a oferta elétrica de VCL da marca, onde já figuram o eSprinter e o eVito.
O motor elétrico disponível no eCitan debitará 75 kW (102 cv) e será capaz de produzir um binário máximo de 245 Nm (disponíveis às 0 rpm).
A autonomia do eCitan é de cerca de 285 km, garantidos pelo conjunto de oito módulos de baterias de iões de lítio de 44 kWh de capacidade.
E dependendo do estado da carga e da temperatura da bateria de alta voltagem, o Mercedes-Benz eCitan pode ser carregado em pontos de carregamento com uma potência máxima de até 75 kW.
O pack de baterias do eCitan poderá assim chegar aos 80% da carga em apenas 40 minutos.
Tal deve-se, também, ao carregador interno de 11 kW disponibilizado de série (os clientes poderão ainda optar por um carregador interno de 22 kW).
Para facilitar carregamentos AC e DC, a Mercdes-Benz disponibiliza, como opção, um conector CCS.
Equipamento de segurança e conectividade
O Mercedes-Benz Citan Van e o Mercedes-Benz Citan Tourer vão estar disponíveis nos níveis de equipamento BASE e PRO.
“Queremos implementar a filosofia de conforto e segurança dos veículos de passageiros nos comerciais Mercedes-Benz”. São palavras de Dirk Hipp, engenheiro-chefe para Small Vans da marca.
O responsável diz que a Mercedes-Benz procurou equipar as diferentes variantes Citan (eCitan incluído) com equipamento de assistência à condução e segurança que figuram já na gama de ligeiros de passageiros (Classe C e S).
Assim, o Citan pode contar de série com:
- Hill Start Assist
- Crosswind Assist
- ABS
- ESP
- Attention Assist
- Emergency Call System
Na versão Citan Tourer, destaque para o ainda mais extenso equipamento, como é o caso de:
- Active Brake Assist
- Active Lane Keeping Assist
- Blind Spot Assist
- Speed Limit Assist com detetor de sinais de trânsito
No campo da conectividade, o Citan pode ser equipado (opcional) com o sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Disponíveis estarão, por isso:
- Ecrã touch de sete polegadas
- Comandos no volante
- Assistente de voz “Hey Mercedes”
- Apple Car Play
- Android Audo
- Sistema Bluetooth de mãos-livres
- Rádio digital (DAB e DAB+)
O sistema w3w
Uma das novidades no novo Citan é o sistema what3words (w3w).
Esta é, segundo a Mercedes-Benz, a forma mais fácil de definir uma localização.
Como parte do sistema, todos os locais cobertos pelo GPS estão divididos em quadrados 3x3 metros, com uma “morada inconfundível de três palavras”.
Assim fica mais fácil procurar um destino, particularmente em operações comerciais.
Funções KEYLESS-GO
Há duas funções KEYLESS GO disponíveis:
- KEYLESS-GO com função Start: é possível dar à ignição do Citan sem ter de usar a chave. O motor inicia funcionamento assim que o condutor prime o botão Start-Stop (com pedal de embraiagem ou travão pressionados, em caso de transmissão manual ou automática, respetivamente).
- KEYLESS-GO com acesso sem-chave ao interior do veículo: no caso da chave eletrónica estar localizada perto do Citan (num raio de aproximadamente um metro), o veículo comunica com a chave e destranca-se automaticamente. Uma das vantagens deste sistema é o facto de o Citan não poder ser trancado no caso da chave se encontrar no seu interior.