A Mercedes-Benz renovou (e aperfeiçoou) os CLA Coupé e CLA Shooting Brake.
A destacar o novo pára-choques dianteiro remodelado, a grelha do radiador redesenhada com padrão de estrelas e um novo difusor traseiro. Tudo elementos que, a juntar a um novo design modernizado dos faróis LED High Performance (agora de serie), são responsáveis por um reforço no caráter desportivo destes renovados modelos.
Um dos elementos dignos de nota dos novos CLA Coupé e do CLA Shooting Brake é o nível de equipamento, agora aperfeiçoado e, segundo a marca, a ir ao encontro das “pretensões específicas dos clientes”. Exemplo disso é o equipamento de série que inclui o Assistente de Máximos, uma Câmara de Marcha-Atrás e o Pack USB, além do volante em pele e dos faróis LED.
Conteúdo deste artigo
MBUX de última geração
Quanto à conectividade, os novos CLA Coupé e CLA Shooting Brake integram a última geração do MBUX.
Ao MBUX de última geração juntam-se estilos de exibição recém-criados pela Mercedes-Benz: o estilo “Classic”, que apresenta toda a informação importante, o estilo “Sporty”, com um conta-rotações dinâmico, e o estilo “Discreet”, que apresenta apenas a informação essencial.
Tudo isto apresentado num ecrã central que oferece todas as funções: navegação, multimédia, telefone ou mesmo definições veículo, entre outras.
Ainda neste capítulo, destaque para o sistema de telemática, remodelado e que conta com um novo design. Permite a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto.
Também com a ativação dos serviços online na app Mercedes me, o assistente de voz Olá Mercedes tem, agora, uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem, diz a marca.
Assistência à condução
No que respeita à segurança a bordo, estes carros contam com um Pack de Assistência à condução aperfeiçoado – exemplo: o Assistente de Faixa de Rodagem é controlado “mais confortavelmente” pelo controlo ativo da direção, diz a Mercedes-Benz. Também a próxima geração do Pack Parking fornece assistência em estacionamento longitudinal e garante uma vista de 360 graus durante o estacionamento assistido por câmara, utilizando imagens a três dimensões.
Mercedes-Benz CLA eletrificados
A Mercedes-Benz decidiu eletrificar toda a gama de motores a gasolina do CLA, que passa a incluir agora unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de sete ou oito velocidades de série.
Equipados com um sistema elétrico de bordo adicional de 48V, estes mild hybrid beneficiam de mais 10 kW (14 cv) de potência no arranque.
Além disso, este motor de arranque/alternador acionado por correia garante, diz a marca, um maior conforto e experiência de condução aos utilizadores do CLA. Como? Permitindo um arranque do motor com baixa vibração e baixo ruído, bem como a circulação com o motor de combustão desligado, por exemplo. Ainda durante manobras como travagem e aceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e alimenta o sistema elétrico de bordo de 12V e a bateria de 48V.
Mas é nas ofertas híbridas plug-in que a Mercerdes-Benz coloca todas as suas fichas, apresentando agora a versão CLA 250 e (quer para a versão Coupé quer para a versão Shooting Brake).
Relativamente à sua capacidade de carregamento da bateria, continuam disponíveis três opções: além da potência de 3,7 kW de série, a bateria pode ser carregada com corrente alternada (CA) com uma potência de até 11 kW (contrariamente aos anteriores 7,4 kW).
Será ainda possível carregar as baterias dos plug-in CLA com corrente contínua e com uma potência de até 22 kW.
Utilizando corrente contínua, será possível carregar a bateria de um novo modelo CLA em cerca de 25 minutos (10-80%).
Estes são os motores disponíveis na nova gama Mercedes-Benz CLA
CLA Coupé
CLA 250 e Coupé | CLA 200 Coupé | CLA 180 d Coupé | CLA 200 d Coupé | CLA 220 d Coupé | |
Cilindrada | 1.332 cc | 1.332 cc | 1.950 cc | 1.950 cc | 1.950 cc |
Potência total | 218 cv | 163 cv | 116 cv | 150 cv | 190 cv |
Binário total | 450 Nm | 270 Nm | 280 Nm | 320 Nm | 400 Nm |
Capacidade da bateria | 15,6 kWh | - | - | - | - |
Autonomia elétrica | 71-82 km | - | - | - | - |
Consumo de combustível (WLTP, ciclo combinado) | 1,1-0,8 l/100 km | 6,5-5,9 l/100 km | 5,5-5,1 l/100 km | 5,4-4,9 l/100 km | 5,5-5,0 l/100 km |
Emissões de CO2 | 24-18 g/km | 147-133 g/km | 145-133 g/km | 142-129 g/km | 143-130 g/km |
Mercedes-Benz anuncia rede de postos de carregamento de elevada potência
CLA Shooting Brake
CLA 250 e Shooting Brake | CLA 200 Shooting Brake | CLA 180 d Shooting Brake | CLA 200 d Shooting Brake | CLA 220 d Shooting Brake | |
Cilindrada | 1.332 cc | 1.332 cc | 1.950 cc | 1.950 cc | 1.950 cc |
Potência total | 218 cv | 163 cv | 116 cv | 150 cv | 190 cv |
Binário total | 450 Nm | 270 Nm | 280 Nm | 320 Nm | 400 Nm |
Capacidade da bateria | 15,6 kWh | - | - | - | - |
Autonomia elétrica | 71-82 km | - | - | - | - |
Consumo de combustível (WLTP, ciclo combinado) | 1,1-0,8 l/100 km | 6,6-6,0 l/100 km | 5,7-5,2 l/100 km | 5,6-5,0 l/100 km | 5,6-5,1 l/100 km |
Emissões de CO2 | 26-19 g/km | 151-136 g/km | 1449-135 g/km | 147-132 g/km | 147-133 g/km |