A Mercedes-Benz atualizou o Classe C lançada em 2014, mudando o design, dotando-o de mais tecnologia e atualizando motores.

Na nova versão, a linha de design exterior AMG inclui de série a grelha do radiador com padrão em diamante. Os para-choques dianteiros foram redesenhados para todas as linhas de equipamento.

O para-choques traseiro nas versões Limousine e Station inclui uma nova secção inferior, na qual a geometria, o revestimento e o revestimento das ponteiras do tubo de escape variam em função do equipamento e da versão do motor.

Está equipado de série com faróis de halogéneo que incorporam luzes diurnas LED. Os faróis LED High Performance com um design interior particularmente purista estão disponíveis como opção.

Pela primeira vez neste modelo, estão disponíveis os faróis MULTIBEAM LED com luzes de máximos ULTRA RANGE. O espetro de cor foi alargado através da inclusão das cores prata Mojave metalizado e verde esmeralda metalizado para as versões Limousine e Station.

Interior mais digital e multimédia

Interiormente a maior mudança ocorre ao nível da instrumentação, através de um ecrã personalizável, tal como no novo Classe A e Classe S e ainda evoluções ao nível da conetividade e entretenimento.

O modelo básico combina dois instrumentos analógicos tubulares. Entre os tubos está instalado um ecrã a cores de 5.5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). Neste caso, o estilo exibido é o “Classic”.

O painel de instrumentos totalmente digital está disponível como opção. O ecrã tem uma largura de 12.3 polegadas e fornece uma imagem de alta resolução de 1920 x 720 pixels. O design moderno do ecrã fornece três estilos de painéis de instrumentos extremamente distintos, os quais incluem os estilos “Classic”, “Sporty” e “Progressive”.

Os estilos podem ser alterados rapidamente de acordo com as preferências do condutor ou para combinar com o interior selecionado.

Além de determinada informação como o conta-quilómetros parcial ou o consumo de combustível, o condutor também poderá visualizar os dados da navegação ou o indicador ECO no painel de instrumentos. Este último ajuda o condutor a adotar um estilo de condução económico.

O ecrã multimédia acima da consola central também está disponível em dois tamanhos.

Em combinação com o Audio 20, o ecrã tem uma largura diagonal de 7 polegadas e uma resolução de imagem de 960 x 540 pixels.

Neste caso, o estilo apresentado também corresponde ao “Classic”. Em combinação com o Audio 20, está disponível, pela primeira vez, um ecrã central de alta resolução com formato 16:9 – com uma largura diagonal de 10.25 polegadas e uma resolução de imagem de 1920 x 720 pixels (de série em combinação com o opcional sistema COMAND Online).

Tal como no painel de instrumentos, aqui também está disponível uma seleção de três estilos de exibição.

O modo de apresentação permite que a informação apresentada seja compreendida intuitivamente, com gráficos explícitos e informativos que, por exemplo, acompanham o texto de informação abaixo do item de menu do veículo.

Equipamento: dos sensores e radares às massagens

Não há mais alterações substanciais excetuando alguns revestimentos, como a possibilidade de uso de madeira porosa de nogueira com acabamento em castanho ou madeira porosa de carvalho com acabamento em antracite.

A função KEYLESS-GO é um equipamento de série e o botão start/stop tem um novo design em forma de turbina.

Mais novidades ao nível do volante, com novos comandos que respondem aos movimentos dos dedos tal como um ecrã de um smartphone e ainda ao nível da distribuição de equipamento, nomeadamente com novos elementos de segurança e assistência à condução.

É o caso do assistente ativo de distância “DISTRONIC”, que adapta a velocidade de acordo com os sinais de trânsito, nomeadamente na aproximação de rotundas e cruzamentos.

Funciona em conjunto com o controlo ativo de velocidade, mantêndo a distância em relação ao veículo da frente e pode acrescentar a função que realiza automaticamente a manobra de ultrapassagem nas estradas com mais de uma faixa em cada sentido.

Por isso, o renovado Classe C pode conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações.

Para tal, os sistemas do modelo monitorizam as situações de trânsito: os sistemas de câmara e de radar aperfeiçoados permitem monitorizar o trânsito até uma distância de 500m em frente ao veículo. A zona circundante ao veículo é examinada pelo radar até uma distância de 250m a partir da extremidade dianteira do veículo, 40m a partir das laterais e 80m da secção traseira, sendo ainda examinada pela câmara até uma distância de 500m a partir da extremidade dianteira do veículo, incluindo 90m em 3D.

O Pack Bancos Dianteiros Multicontorno também é um novo equipamento. Com este pack, as câmaras-de-ar laterais e o apoio lombar podem ser ajustados individualmente, num movimento de pulsação ou cíclico, para fornecerem efeito de massagem na zona lombar quando a função está ativada.

Carreira de sucesso

O Classe C na sua atual geração foi o modelo mais vendido da Mercedes-Benz no seu quarto ano de comercialização.

Em 2017, as vendas a nível mundial atingiram as 415 mil unidades.

Produzido em quatro fábricas dispersas por quatro continentes – a fábrica principal em Bremen (Alemanha), a fábrica de East London (África do Sul), Tuscaloosa (EUA) e Beijing (China), onde também é produzida a versão longa do Classe C Limousine -, a China foi o mercado onde foram alcançadas as maiores vendas unitárias deste modelo em 2017.