O novo Mercedes-Benz Classe A surge em breve no mercado nas variantes Limousine compacta e Limousine, com algumas alterações estéticas, eletrificado (com melhorias no conjunto plug-in) e com a ambição de se posicionar no segmento dos compactos como uma alternativa “de luxo”.

E embora ainda não haja preços ou data exata de estreia nas estradas, eis o que se sabe…

classe a

O que muda no design do novo Classe A

O design exterior foi atualizado. Conta com uma nova frente com um capô aerodinâmico com dois powerdomes e com um formato “nariz de tubarão”, sendo que a grelha do radiador também foi revista, capaz de suportar faróis planos na variante LED (opcionais).

Na traseira destaque para o novo difusor e farolins LED de série.

A bordo do novo Classe A, destaque para apontamentos como o ecrã duplo independente de série, constituído por um ecrã de sete polegadas e um ecrã de 10,25 polegadas ao centro.

Como opção, o cliente pode equipar o cockpit do Classe A com dois ecrãs de 10,25 polegadas com aparência de ecrã largo.

Mercedes-Benz: o futuro é elétrico

Motorização

Motores aperfeiçoados. É assim que a Mercedes-Benz lança o mote relativamente às suas cadeias cinemáticas, agora eletrificadas.

A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de sete ou oito velocidades, em blocos de 1.3 litros e 2.0 litros (este último na variante A 220, com 190 cv).

Não esquecer também as versões a gasóleo, embora nessas não haja alterações significativas, mantendo-se a oferta 1.3 e 2.0 litros.

As versões híbridas parciais a gasolina vêm equipadas com um sistema adicional de 48 V que acrescenta uma potência adicional de 10 kW (14 cv) ao carro.

Mas é nas variantes híbridas plug-in que o Mercedes-Benz Classe A viu maiores melhorias relativamente à gama anterior:

  • A bateria de alta tensão foi aperfeiçoada e conta com uma maior capacidade de armazenamento de energia útil, o que garante uma maior autonomia elétrica;
  • Também a potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW (7 cv), sendo que agora este bloco motor conta com 80 kW (109 cv) de potência total;
  • Além da potência de carregamento de 3,7 kW de série, a bateria pode também ser carregada com corrente alternada (CA) com uma potência de até 11 kW, contrariamente ao limite de 7,4 kW imposto na geração anterior. É também possível carregar a bateria com corrente contínua (CC) com uma potência de até 22 kW.

Assim se distribui a principal gama de motores Mercedes-Benz Classe A

Gama a gasolina

A 180 Limousine compactaA 200 Limousine compactaA 180 LimousineA 200 Limousine
Cilindrada1332 cc1332 cc1332 cc1332 cc
Potência total136 cv163 cv / 5.500 rpm136 cv163 cv / 5.500 rpm
Binário máximo270 Nm270 Nm270 Nm270 Nm
Consumo de combustível combinado (WLTP)-6,4-5,8 l/100 km-6,3-5,7 l/100 km
Emissões de CO2 combinadas (WLTP)-145-133 g/km-143-130 g/km

Gama diesel

A 180 d Limousine compactaA 200 d Limousine compactaA 180 d LimousineA 200 d Limousine
Cilindrada1950 cc1950 cc1950 cc1950 cc
Potência total116 cv / 3.400 rpm150 cv / 3.400 rpm116 cv / 3.400 rpm150 cv / 3.400 rpm
Binário máximo280 Nm320 Nm280 Nm320 Nm
Consumo de combustível combinado (WLTP)5,5-5 l/100 km5,4-4,9 l/100 km5,5-5 l/100 km5,4-4,8 l/100 km
Emissões de CO2 combinadas (WLTP)145-132 g/km143-128 g/km143-130 g/km141-127 g/km

Gama híbrida plug-in

A 250 e Limousine compactaA 250 e Limousine
Cilindrada1332 cc1332 cc
Potência total160 kW (218 cv)160 kW (218 cv)
Binário máximo450 Nm450 Nm
Capacidade da bateria15,6 kWh15,6 kWh
Autonomia elétrica70-81 km72-82 km
Consumo de combustível combinado (WLTP)1,1-0,8 l/100 km1,0-0,8 l/100 km
Consumo de energia elétrica combinado (WLTP)17,0-15,0 kWh/100 km16,7-14,8 kWh/100 km
Emissões de CO2 combinadas (WLTP)25-18 g/km24-17 g/km

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Bem equipado

Já no que respeita a equipamentos disponíveis no novo Mercedes-Benz, estão incluídos de série:

  • Câmara de marcha-atrás;
  • Pack USB ou volante revestido em pele napa.

A partir da versão de equipamento Progressive, os clientes contam de série com faróis LED, bancos com apoio lombar, Pack Parking e Pack Espelhos.

Digital e seguro

Além do equipamento, não esquecer a conectividade, com a última geração MBUX intuitiva e com capacidade de aprendizagem a ser parte integrante deste novo compacto.

Com revisões operadas no sistema de telemática (com design e desempenho melhorados relativamente à anterior geração), há também uma nova funcionalidade: um sensor de impressão digital, disponível a partir do primeiro trimestre de 2023, para a identificação e autorização do condutor.

Mantém-se a conectividade com smartphones através dos sistemas Apple CarPlay ou Android Auto (ambos sem fios).

O assistente de voz “Olá Mercedes” mantém-se a bordo e conta com maior capacidade de diálogo e de aprendizagem, diz a marca.

Assistência à condução

No capítulo da assistência à condução, a Mercedes-Benz atualizou o Pack Assistência à Condução e incluiu nele:

  • Assistente de Faixa de Rodagem, mais confortável através da utilização do Controlo Ativo da Direção;
  • Pack Parking com assistência em estacionamento longitudinal;
  • Vista de 360º durante estacionamento assistido por câmara, com imagens a três dimensões.