O novo Mercedes-Benz Classe A surge em breve no mercado nas variantes Limousine compacta e Limousine, com algumas alterações estéticas, eletrificado (com melhorias no conjunto plug-in) e com a ambição de se posicionar no segmento dos compactos como uma alternativa “de luxo”.
E embora ainda não haja preços ou data exata de estreia nas estradas, eis o que se sabe…
O que muda no design do novo Classe A
O design exterior foi atualizado. Conta com uma nova frente com um capô aerodinâmico com dois powerdomes e com um formato “nariz de tubarão”, sendo que a grelha do radiador também foi revista, capaz de suportar faróis planos na variante LED (opcionais).
Na traseira destaque para o novo difusor e farolins LED de série.
A bordo do novo Classe A, destaque para apontamentos como o ecrã duplo independente de série, constituído por um ecrã de sete polegadas e um ecrã de 10,25 polegadas ao centro.
Como opção, o cliente pode equipar o cockpit do Classe A com dois ecrãs de 10,25 polegadas com aparência de ecrã largo.
Motorização
Motores aperfeiçoados. É assim que a Mercedes-Benz lança o mote relativamente às suas cadeias cinemáticas, agora eletrificadas.
A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de sete ou oito velocidades, em blocos de 1.3 litros e 2.0 litros (este último na variante A 220, com 190 cv).
Não esquecer também as versões a gasóleo, embora nessas não haja alterações significativas, mantendo-se a oferta 1.3 e 2.0 litros.
As versões híbridas parciais a gasolina vêm equipadas com um sistema adicional de 48 V que acrescenta uma potência adicional de 10 kW (14 cv) ao carro.
Mas é nas variantes híbridas plug-in que o Mercedes-Benz Classe A viu maiores melhorias relativamente à gama anterior:
- A bateria de alta tensão foi aperfeiçoada e conta com uma maior capacidade de armazenamento de energia útil, o que garante uma maior autonomia elétrica;
- Também a potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW (7 cv), sendo que agora este bloco motor conta com 80 kW (109 cv) de potência total;
- Além da potência de carregamento de 3,7 kW de série, a bateria pode também ser carregada com corrente alternada (CA) com uma potência de até 11 kW, contrariamente ao limite de 7,4 kW imposto na geração anterior. É também possível carregar a bateria com corrente contínua (CC) com uma potência de até 22 kW.
Assim se distribui a principal gama de motores Mercedes-Benz Classe A
Gama a gasolina
A 180 Limousine compacta | A 200 Limousine compacta | A 180 Limousine | A 200 Limousine | |
Cilindrada | 1332 cc | 1332 cc | 1332 cc | 1332 cc |
Potência total | 136 cv | 163 cv / 5.500 rpm | 136 cv | 163 cv / 5.500 rpm |
Binário máximo | 270 Nm | 270 Nm | 270 Nm | 270 Nm |
Consumo de combustível combinado (WLTP) | - | 6,4-5,8 l/100 km | - | 6,3-5,7 l/100 km |
Emissões de CO2 combinadas (WLTP) | - | 145-133 g/km | - | 143-130 g/km |
Gama diesel
A 180 d Limousine compacta | A 200 d Limousine compacta | A 180 d Limousine | A 200 d Limousine | |
Cilindrada | 1950 cc | 1950 cc | 1950 cc | 1950 cc |
Potência total | 116 cv / 3.400 rpm | 150 cv / 3.400 rpm | 116 cv / 3.400 rpm | 150 cv / 3.400 rpm |
Binário máximo | 280 Nm | 320 Nm | 280 Nm | 320 Nm |
Consumo de combustível combinado (WLTP) | 5,5-5 l/100 km | 5,4-4,9 l/100 km | 5,5-5 l/100 km | 5,4-4,8 l/100 km |
Emissões de CO2 combinadas (WLTP) | 145-132 g/km | 143-128 g/km | 143-130 g/km | 141-127 g/km |
Gama híbrida plug-in
A 250 e Limousine compacta | A 250 e Limousine | |
Cilindrada | 1332 cc | 1332 cc |
Potência total | 160 kW (218 cv) | 160 kW (218 cv) |
Binário máximo | 450 Nm | 450 Nm |
Capacidade da bateria | 15,6 kWh | 15,6 kWh |
Autonomia elétrica | 70-81 km | 72-82 km |
Consumo de combustível combinado (WLTP) | 1,1-0,8 l/100 km | 1,0-0,8 l/100 km |
Consumo de energia elétrica combinado (WLTP) | 17,0-15,0 kWh/100 km | 16,7-14,8 kWh/100 km |
Emissões de CO2 combinadas (WLTP) | 25-18 g/km | 24-17 g/km |
Mercedes-Benz EQE SUV: luxo elétrico com autonomia até 590 km
Bem equipado
Já no que respeita a equipamentos disponíveis no novo Mercedes-Benz, estão incluídos de série:
- Câmara de marcha-atrás;
- Pack USB ou volante revestido em pele napa.
A partir da versão de equipamento Progressive, os clientes contam de série com faróis LED, bancos com apoio lombar, Pack Parking e Pack Espelhos.
Digital e seguro
Além do equipamento, não esquecer a conectividade, com a última geração MBUX intuitiva e com capacidade de aprendizagem a ser parte integrante deste novo compacto.
Com revisões operadas no sistema de telemática (com design e desempenho melhorados relativamente à anterior geração), há também uma nova funcionalidade: um sensor de impressão digital, disponível a partir do primeiro trimestre de 2023, para a identificação e autorização do condutor.
Mantém-se a conectividade com smartphones através dos sistemas Apple CarPlay ou Android Auto (ambos sem fios).
O assistente de voz “Olá Mercedes” mantém-se a bordo e conta com maior capacidade de diálogo e de aprendizagem, diz a marca.
Assistência à condução
No capítulo da assistência à condução, a Mercedes-Benz atualizou o Pack Assistência à Condução e incluiu nele:
- Assistente de Faixa de Rodagem, mais confortável através da utilização do Controlo Ativo da Direção;
- Pack Parking com assistência em estacionamento longitudinal;
- Vista de 360º durante estacionamento assistido por câmara, com imagens a três dimensões.