O novo Mercedes-Benz Classe C chega a Portugal no Verão de 2021 e traz consigo uma pesada responsabilidade: é a primeira série de modelos da marca de Estugarda a ser totalmente eletrificada.
A história do Classe C não engana; é um dos modelos mais vendidos de sempre da marca alemã e na última década foi mesmo o Mercedes-Benz mais vendido.
Só a última geração (lançada em 2014) vendeu mais de 2,5 milhões de unidades Limousine e Station – tendo esta última um enorme peso nas vendas (a título de exemplo, dois em cada três Classe C vendidos na Alemanha correspondem à variante Station).
Conteúdo deste artigo
Comecemos pelo desenho do novo Classe C
Por fora, está (ainda) mais dinâmico do que a anterior geração, isto graças à combinação de uma curta projeção dianteira, com uma longa distância entre eixos e uma também curta projeção traseira.
A grelha do radiador é um dos elementos mais distintos da frente do Classe C. Todas as versões integram uma estrela central. A versão base integra uma estrela central e lamelas. Já a linha de equipamento AVANTGARDE integra elementos decorativos adicionais nas lamelas, com apontamentos em cromado na grelha do radiador e pára-choques. Por último, a linha AMG distingue-se por uma grelha com padrão diamante e estrela central cromada.
A bordo, foram adotados destaques do novo Classe S, tendo sido acrescentado ao interior um toque mais “desportivo”.
O painel de instrumentos, por exemplo, inclui um ecrã de alta resolução de 12,3 polegadas, instalado de forma independente da consola.
Mas é no ecrã central que se centra toda a informação e controlos das funções do veículo, através de um ecrã tátil de 11,9 polegadas.
Ambos os ecrãs estão ligeiramente orientados para o condutor.
Além disso, a segunda geração do Mercedes-Benz User Experience (MBUX) está disponível no novo Classe C (tal como no novo Classe S). A experiência de condução fica mais digital e inteligente recorrendo a este sistema.
O assistente de voz “Olá Mercedes” continua a fazer companhia aos condutores da marca. Mais interativo e com maior capacidade de aprendizagem através da ativação dos serviços online na Mercedes me App, o assistente não só atende chamadas telefónicas como também explica diversas funções do veículo.
Passemos às dimensões e equipamentos
Relativamente ao modelo anterior, as dimensões são superiores. A distância entre eixos, por exemplo, aumento 25 mm (para 2.865 mm).
Manteve-se preservado, ainda assim, o coeficiente aerodinâmico dos modelos antecessores (Limousine: Cd 0.24 e Station: Cd 0.27).
Na variante Station, a bagageira aumentou em 30 litros a sua capacidade – 490 litros a 1.510 litros.
Na carrinha Classe C, a Mercedes-Benz disponibiliza, de série, a porta do compartimento de bagagens EASY-PACK, que funciona através do simples pressionar de um botão (na chave do comando, no interruptor na porta do condutor ou no manípulo de abertura na porta da bagageira).
Vejamos os diferentes corações do novo Classe C
A gama de motores que equipam as variantes Station e Limousine é composta por quatro versões de quatro cilindros da atual família de motores modulares da Mercedes-Benz.
Além de serem sobrealimentados, os blocos diesel e a gasolina integram um motor de arranque/alternador (ISG) para a assistência inteligente em condições de baixa rotação.
O ISG utiliza um sistema elétrico de bordo de 48 V que permite a utilização de funções como a circulação em roda livre, potência suplementar ou recuperação de energia, contribuindo assim para uma significativa redução do consumo de combustível.
O primeiro diesel com motor de arranque/alternador integrado
O novo motor OM 654 M conta com um motor de arranque/alternador integrado (ISG) de segunda geração e está equipado com um sistema elétrico de bordo parcial de 48 V.
Este bloco debita uma potência de até 265 cv e consegue obter uma potência suplementar de 20 cv a partir do sistema EQ Boost.
Para ajudar no pós-tratamento dos gases de escape, este motor inclui também:
- Um catalisador de NOx instalado junto ao motor para ajudar na redução dos óxidos de azoto
- Um DPF – um filtro de partículas diesel com revestimento especial
- Um catalisador SCR (redução catalítica seletiva com válvula reguladora da quantidade de injeção de AdBlue)
- Um catalisador SCR adicional
O quatro cilindros a gasolina equipado com ISG de segunda geração
O motor M 254 com motor de arranque/alternador de segunda geração consegue uma potência adicional de até 20 cv e mais 200 Nm de binário.
É uma estreia no Classe C e combina, pela primeira vez, todas as inovações das famílias de motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros num só motor.
Versões híbridas plug-in
Pouco depois do lançamento do modelo no mercado, a Mercedes-Benz disponibilizará as variantes híbridas plug-in (PHEV) de quarta geração do novo Classe C.
Uma versão moderna do motor de 4 cilindros M 254, com 204 cv, alia-se a um motor elétrico com 129 cv, debitando uma potência de 313 cv e binário totais de 550 Nm.
Mas é na autonomia elétrica que reside o grande trunfo deste sistema PHEV. O novo Mercedes-Benz Classe C PHEV pode percorrer até 100 km (em ciclo WLTP) em modo 100% elétrico.
A bateria de alta tensão de 25,4 kWh foi totalmente desenvolvida pela Mercedes-Benz AG. Constituída por 96 células divididas por vários módulos, integra um sistema de arrefecimento interno.
De série, a marca disponibiliza um carregador de 11 kW para carregamento trifásico através de uma Wallbox ligada a uma instalação de corrente alternada.
Esta bateria pode ainda ser carregada em meia hora, recorrendo ao (opcional) carregador DC de 55 kW.
E a bateria compromete o espaço interior do Classe C?
Comparativamente ao modelo anterior, o posicionamento oferece mais vantagens para uma utilização diária.
O degrau da bagageira foi eliminado e desta forma é possível utilizar a função de abertura do compartimento de bagagens no interior do habitáculo.
Uma melhoria que se sente maioritariamente, diz a marca, na variante Station: o comprimento do piso da bagageira foi aumentado em 63 mm para 1.043 mm.
Também a altura do compartimento de bagagens foi aumentada em 150 mm para 732 mm.
Relativamente ao modelo anterior, o volume da bagageira foi aumentado em 45 litros para 360 litros. Rebatendo os bancos traseiros, esse volume aumenta (na variante Station) para 1.375 litros.
Os modelos PHEV do novo Classe C estão equipados com um sensor háptico no pedal do acelerador, com um ponto de pressão correspondente a um ângulo do pedal do acelerador de 9,7º.
Em modo Electric, o aumento de potência é ativado e permite a utilização do veículo em modo totalmente elétrico até ao ponto de pressão adicional. Quando excedido esse mesmo ponto, o motor de combustão é ligado e fornece o binário adicional.
A conduzir em modo 100% elétrico a velocidade máxima é de 140 km/h.
Uma caixa de velocidades automática de série em toda a gama
Desenvolvida para permitir a utilização do ISG, a caixa de velocidades 9G-TRONIC equipa todas as versões do novo Classe C.
Ajudas à condução
O novo Classe C tem mais ajudas à condução e, consequentemente, mais avançadas.
Exemplo disso são:
- Active Distance Assist DISTRONIC, que pode manter automaticamente uma distância pré-definida relativamente ao veículo da frente
- Active Steering Assist, que ajuda os condutores a manter o veículo na faixa de rodagem em velocidades até 210 km/h
- Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que reconhece os sinais de trânsito em pórticos e em troços sujeitos a obras
- Sistemas de estacionamento que fornecem ao condutor uma melhor assistência em manobras a baixas velocidades
- Faróis LED High Performance (como opção, o cliente Mercedes-Benz pode optar pelo Sistema DIGITAL LIGHT do novo Classe S)
Os modelos Limousine e Station serão lançados em simultâneo e as encomendas podem ser feitas já a partir de março.