A décima geração do Mercedes-Benz E dispõe de motor Diesel recentemente desenvolvido, carroçaria de baixo peso, baixo coeficiente aerodinâmico, nova suspensão pneumática disponível como opção e todas as inovações de segurança e conforto atualmente disponíveis.
Vai estar disponível a partir de 58.150 euros.
No lançamento, o novo Classe E terá três opções de motor à escolha: a versão diesel E 220 d com um novo motor de quatro cilindros, um diesel de seis cilindros, com catalisador dSCR, 258 cv e binário máximo de 620 Nm e ainda uma versão E 200 com um motor de quatro cilindros a gasolina.
Adicionalmente outras versões do modelo após o lançamento de mercado, incluindo a versão E 350e, com tecnologia híbrida, capaz de percorrer cerca de 30 quilómetros unicamente com propulsão elétrica.
A combinação do motor de quatro cilindros a gasolina com um potente motor elétrico produz uma potência total de 279 cv e um binário máximo de 600 Nm.
Preços Mercedes-Benz Classe E 2016
Motorização | Motor | Caixa | CC | CV | PVP |
E 220 d | OM654 | Auto | 1.950 | 194 | 58.150€ |
E 350 d | OM642 | Auto | 2.987 | 258 | 69.950€ |
E 200 | M274 | Auto | 1.991 | 184 | 57.650€ |
Todos os motores do novo Classe E estão equipados com função ECO start/stop. Os motores a gasolina cumprem os requisitos da norma de emissões EU 6, enquanto o novo motor de quatro cilindros a Diesel OM 654 já está configurado para cumprir os futuros limites RDE.
O novo motor diesel de quatro cilindros marca o nascimento de uma nova família de motores da Mercedes-Benz. É mais curto e compacto do que o seu antecessor, graças à menor distância entre cilindros e, apesar da menor cilindrada em relação ao seu antecessor, reduzida para cerca de dois litros, o novo motor Diesel produz uma potência de 195 cv.
No modelo E 220 d apresenta um consumo em ciclo combinado NEDC de apenas 3.9 l/100 km, resultando em 102 g/km de emissões de CO2.
Na sua forma básica, está equipado com sobrealimentação de fase simples e turbocompressor de geometria variável. A cabeça e o bloco do motor são construídos em alumínio. A Mercedes-Benz desenvolveu o material de revestimento da superfície dos cilindros NANOSLIDE®, que reduz de forma eficiente o atrito entre a parede dos cilindros e os êmbolos de aço.
Todos os modelos disponíveis no lançamento de mercado estão equipados de série com a nova caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC.
Motores Mercedes-Benz Classe E 2016
Modelo | Cilindrada cc | kW/CV | Nm | 0-100 km/hem s | l/100 km | CO2g/km |
E 200 | 1991 | 135/184 | 300 | 7.7 | 5.9 | 132 |
E 220 d | 1950 | 143/195 | 400 | 7.3 | 3.9 | 102 |
E 350 d | 2987 | 190/258 | 620 | 5.9 | 5.1 | 133 |
E 350 e
Potência do motor decombustão + motorelétrico |
1991 | 205/279(155+60205+82) | 600(350+360) | 6.2 | 2.1 | 49 |
No interior, o Classe E tem como equipamento opcional dois ecrãs de alta resolução da nova geração, cada um com uma largura de 12.3 polegadas.
O condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de design, de acordo com as suas preferências: “Classic”, “Sport” e “Progressive”.
Adicionalmente, os botões de controlo táteis aplicados no volante são implementados pela primeira num veículo ligeiro de passageiros. Tal como num interface de smartphone, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos, permitindo ao condutor controlar todo o sistema de entretenimento através de movimentos com os dedos sem retirar as suas mãos do volante. Sob o lema “mãos no volante, olhos na estrada“, esta tecnologia permite reduzir ao mínimo a distração do condutor.
O design dos bancos destaca-se pela ergonomia e pode incluir apoios de braços aquecidos nas portas e na consola central.