O Mercedes-Benz Classe E é o modelo mais vendido da história da marca alemã (mais de 14 milhões de unidades comercializadas desde 1946) e recebeu uma remodelação total nas variantes Limousine e Station.
O modelo de entrada do Classe E integra agora, de série, a linha de equipamento exterior desportiva Avantgarde.
Exterior
Nesta nova geração, o design da secção traseira da versão Limousine foi revisto, com o para-choques, os farolins traseiros e a tampa da bagageira a serem alvos das maiores alterações. O design interior dos farolins traseiros também sofreu alterações (em todas as versões).
Todas as versões de equipamento do novo Classe E estão equipadas com faróis full-LED de série, dispostos em conjunto com uma grelha de radiador e para-choques dianteiro redesenhados. Já os faróis MULTIBEAM LED com máximos ULTRA RANGE são equipamento opcional.
Outra das novidades é a versão All-Terrain, visualmente semelhande aos modelos SUV da marca, com modo de transmissão off-road.
Interior
Ao condutor é possível regular o banco do condutor inserindo a sua altura no sistema ou através da aplicação Mercedes me e o banco é automaticamente regulado para uma posição “normalmente adequada”, diz a Mercedes. O ajuste final é feito manualmente pelo condutor.
O volante é novo. O painel de instrumentos e o ecrã multimédia são controlados com os botões táteis através de gestos, facilitando assim a experiência interativa com o novo Classe E. Estes botões táteis são do tipo capacitivo, o que significa que não é necessário um sistema mecânico de botões.
Sentado ao volante, o sistema determina quando o condutor tira as mãos do volante através da tecnologia sensorial capacitiva.
Para navegar, o condutor do novo Classe E tem à sua frente dois ecrãs digitais de série (2 x 10.25 polegadas, dispostos lado a lado) e um cockpit panorâmico. Opcionais são os ecrãs de 12.3 polegadas.
Ainda a bordo do novo Mercedes-Benz Classe E, os bancos ativos ENERGIZING assistem na postura de condução, acomodando o banco através de pequenos movimentos da almofada do assento e do encosto do banco.
Motores
O cliente do novo Mercedes-Benz Classe E tem à sua disposição sete versões híbridas Plug-in (diesel e a gasolina, nas variantes Limousine e Station, com tração traseira ou integral).
Assim, a gama disponível de motores a gasolina vai desde os 154 aos 362 cv, e os motores diesel compreendem potências entre os 158 e os 325 cv.
O motor a gasolina de quatro cilindros M 254 junta-se a um motor de arranque/alternador integrado de segunda geração que produz até 15 kW de potência e debita 180 Nm de binário adicionais. A Mercedes-Benz diz que todos os modelos equipados com este motor estão também equipados com um sistema elétrico de bordo de 48 V.
Já motor a gasolina de seis cilindros em linha M 256 é uma estreia no Classe E e também está equipado com um motor de arranque/alternador elétrico.
A gama de motores fica completa com o diesel de seis cilindros (OM 656). Quer este quer o OM 654 de quatro cilindros integram um sistema de controlo de emissões alargado.
Ajudas à condução
A Mercedes-Benz diz que equipou o novo Classe E com a última geração dos sistemas de assistência à condução.
Alguns dos sistemas que podem ser encontrados no novo Classe E, parte integrante do Pack Driving Assistance:
- Active Brake Assist, um sistema que pode travar automaticamente para evitar uma colisão
- Active Speed Limit Assist, utiliza os dados do mapa e a informação do Traffic Sign Assist
- Traffic Sign Assist, que responde às variações do limite de velocidade
- Active Distance Assist DISTRONIC com ajuste de velocidade em função do percurso
- Active Stop-and-Go Assist, que executa as tarefas de manter o veículo na faixa de rodagem e a distância de segurança a uma velocidade de cerca de 60 km/h
- Active Steering Assist, assiste o conductor com a funçaõ corridor de emergência e desvia o veículo para a berma da faixa de rodagem. Numa via rápida, a uma velocidade inferior a 60 km/h, o Classe E orienta-se através das marcas rodoviárias detetadas
- Active Blind Spot Assist, com aviso de saída do veículo, responde à presença de veículos na zona de ângulo morto
- Active Parking Assist, com PARKTRONIC e câmara de 360 graus, permite entrar e sair de lugares de estacionamento automaticamente
O Urban Guard
Esta é uma solução nova na gama Mercedes-Benz. Uma interligação inteligente de soluções de hardware e software que protege o novo Classe E.
Como funciona?
A marca prevê o lançamento de dois packs opcionais, o URBAN GUARD Vehicle Protection e o URBAN GUARD Vehicle Protection Plus – alguns dos quais podem ser subscritos através da loja online Mercedes me.
Este sistema monitoriza o veículo estacionado. Inclui um alarme antirroubo, proteção contra reboque não autorizado com avisos visuais e sonoros no caso de mudança de posição do veículo, sirene de alarme e monitorização do interior.
Os senores do Classe E detetam, quando este está estacionado e trancado, quando há uma colisão ou reboque, bem como tentativas de arrombamento. No caso de ter o serviço ativo, o condutor é informado através da app Mercedes me acerca do estado do veículo.
Preços
Motorização | Cilindrada (em cc) | Potência (em cv) | Caixa de velocidades | Preço indicativo (c/IVA) |
E 220 d | 1.950 | 194 | Automática | 60.550 euros |
E 300 de | 1.950 | 194+122 | Automática | 69.550 euros |
E 300 de 4MATIC | 1.950 | 194+122 | Automática | 72.400 euros |
E 400 d 4MATIC | 2.925 | 340 | Automática | 100.350 euros |
E 200 | 1.991 | 197+14 | Automática | 60.900 euros |
E 220 d Station | 1.950 | 194 | Automática | 63.550 euros |
E 300 de Station | 1.950 | 194+122 | Automática | 72.550 euros |
E 300 de 4MATIC Station | 1.950 | 194+122 | Automática | 75.400 euros |
E 400 d 4MATIC Station | 2.925 | 340 | Automática | 103.350 euros |
E 220 d 4MATIC All-Terrain | 1.950 | 194 | Automática | 70.550 euros |
E 400 d 4MATIC All-Terrain | 2.925 | 340 | Automática | 108.350 euros |
E 200 Station | 1.991 | 197+14 | Automática | 63.900 euros |