Chega à Europa a partir do segundo semestre de 2023 com uma particularidade: metade dos modelos disponíveis em todo o velho continente serão híbridos plug-in de quarta geração. Está aí o novo Mercedes-Benz Classe E, um carro que beneficia de um historial muito rico junto das empresas e que, nesta renovada versão, se estabelece como alternativa de prestígio, eficiência e modernidade.
O Classe E beneficia de um valor residual estável que, coadjuvado por um nível de equipamento de série bastante completo e uma alternativa motora plug-in (que traz consigo benefícios fiscais: redução da taxa de Tributação Autónoma e dedução do IVA), o torna muito atrativo para clientes profissionais. Clientes que, além disso, procuram segurança, qualidade de construção e fiabilidade, expectativas que até aqui este modelo conseguiu cumprir e até superar.
A Mercedes-Benz confere-lhe mesmo a responsabilidade de virar a página no novo capítulo que está a escrever para 2023: “o Classe E define o caminho para a transição de automóveis movidos a motor de combustão para automóveis movidos a motor elétrico”.
Assim, não é de admirar que até os motores a gasolina e diesel integrem assistência inteligente de um motor de arranque/alternador (ISG), granjeando para si o título de híbridos parciais.
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Olhemos então para a gama de motores disponível no novo Mercedes-Benz Classe E.
A gama é composta por seis variantes motoras, três a combustão interna (gasolina e gasóleo) e três híbridas plug-in.
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Características técnicas da gama de motores de combustão/híbridos parciais do novo Mercedes-Benz Classe E
E 200 | E 220 d | E 220 d 4MATIC | |
Cilindrada | 1.999 cc | 1.993 cc | 1.993 cc |
Potência | 204 cv às 5.800 rpm | 197 cv às 3.600 rpm | 197 cv às 3.600 rpm |
Binário | 320 Nm entre 1.800-4.000 rpm | 440 Nm entre 1.800-2.800 rpm | 440 Nm entre 1.800-2.800 rpm |
Consumo combinado | 7,3-6,4 l/100 km | 5,5-4,8 l/100 km | 5,7-4,9 l/100 km |
Emissões de CO2 | 166-144 g/km | 143-125 g/km | 149-130 g/km |
Neses modelos foi acrescentada uma nova bateria e aumentada a potência do motor elétrico de 15 para 17 kW, ao passo que o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.
Já no que respeita às outras três versões (híbridas plug-in) previstas para o lançamento na Europa, os motores elétricos que as equipam terão uma potência de 95 kW (129 cv). Já a autonomia elétrica anunciada será superior a 100 km, diz a marca, que promete ainda mais versões PHEV com motor diesel para um futuro próximo.
Características técnicas da gama híbrida plug-in do novo Mercedes-Benz Classe E
E 300 e | E 300 e 4MATIC | E 400 e 4MATIC | |
Cilindrada | 1.999 cc | 1.999 cc | 1.999 cc |
Potência motor combustão | 204 cv | 204 cv | 252 cv |
Binário motor combustão | 320 Nm | 320 Nm | 400 Nm |
Potência motor elétrico | 129 cv | 129 cv | 129 cv |
Binário motor elétrico | 440 Nm | 440 Nm | 440 Nm |
Potência total | 313 cv | 313 cv | 380 cv |
Binário máximo total | 550 Nm | 550 Nm | 650 Nm |
Capacidade da bateria | 25,4 kWh | 25,4 kWh | 25,4 kWh |
Consumo de combustível combinado | 0,8-0,5 l/100 km | 0,9-0,6 l/100 km | 0,9-0,6 l/100 km |
Consumo de energia combinado | 20,7-18,4 kWh/100 km | 21,6-19,2 kWh/100 km | 21,6-19,2 kWh/100 km |
Emissões de CO2 | 18-12 g/km | 20-14 g/km | 20-14 g/km |
Autonomia elétrica | 97-115 km | 95-109 km | 95-109 km |
Classe E mais espaçoso
No capítulo do espaço, há mudanças relativamente à anterior versão.
O condutor tem à sua disposição mais cinco milímetros de espaço para a cabeça e a distância entre eixos, também maior, permite aos passageiros do banco traseiro beneficiarem de até 17 milímetros de mais espaço para joelhos e pernas.
Outra particularidade é o aumento da largura disponível para os passageiros do banco traseiro, que contam agora com 1.519 mm (um aumento de 25 mm relativamente à anterior geração, o que coloca o novo Classe E quase ao nível do Classe S).
Quanto à bagageira, conta-se com uma capacidade de até 540 litros.
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Assistência à condução sempre presente
No equipamento de série do Mercedes-Benz Classe E com sistemas de assistência à condução, incluem-se:
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC;
- Attention Assist;
- Assistente Ativo de Travagem;
- Assistente Ativo de Faixa de Rodagem;
- Pack Parking com câmara de marcha-atrás;
- Assistente de Limite de Velocidade.
Em combinação com a câmara, o Attention Assist fornece agora um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D (opcional). Isto significa que se o condutor desviar o olhar da estrada durante vários segundos, o sistema deteta e avisa o condutor através de um sinal sonoro e visual. No caso de o condutor continuar a desviar o olhar da estrada, o sistema emite um segundo aviso visual e passa a emitir um aviso sonoro contínuo. Se ainda assim o condutor não responder ao aviso, o Assistente Ativo de Travagem de Emergência aciona uma travagem de emergência.
Outras funcionalidades
- Há uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier. Isso significa que, em situações de imobilização do veículo, o condutor pode participar em conferências online através do sistema Webex, por exemplo.
- Graças ao MBUX, a função “Just Talk” permite ao condutor usar e ativar o controlo inteligente por voz sem a palavra-chave “Olá Mercedes”. Quando esta função é ativada, um símbolo de microfone vermelho surge no ecrã, indicando que o Classe E está alerta e aguarda pelos comandos de voz.
- Chave Digital. Com a Chave Digital do novo Classe E, o utilizador só necessita de um dispositivo compatível para ligar e trancar o carro. É também possível partilhar a chave (vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou mesmo outros colegas de uma empresa a utilizarem o Classe E num sistema de partilha). A chave pode ser partilhada num máximo de até 16 pessoas.