Chega à Europa a partir do segundo semestre de 2023 com uma particularidade: metade dos modelos disponíveis em todo o velho continente serão híbridos plug-in de quarta geração. Está aí o novo Mercedes-Benz Classe E, um carro que beneficia de um historial muito rico junto das empresas e que, nesta renovada versão, se estabelece como alternativa de prestígio, eficiência e modernidade.

mercedes classe e

O Classe E beneficia de um valor residual estável que, coadjuvado por um nível de equipamento de série bastante completo e uma alternativa motora plug-in (que traz consigo benefícios fiscais: redução da taxa de Tributação Autónoma e dedução do IVA), o torna muito atrativo para clientes profissionais. Clientes que, além disso, procuram segurança, qualidade de construção e fiabilidade, expectativas que até aqui este modelo conseguiu cumprir e até superar.

A Mercedes-Benz confere-lhe mesmo a responsabilidade de virar a página no novo capítulo que está a escrever para 2023: “o Classe E define o caminho para a transição de automóveis movidos a motor de combustão para automóveis movidos a motor elétrico”.

Assim, não é de admirar que até os motores a gasolina e diesel integrem assistência inteligente de um motor de arranque/alternador (ISG), granjeando para si o título de híbridos parciais.

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Olhemos então para a gama de motores disponível no novo Mercedes-Benz Classe E.

A gama é composta por seis variantes motoras, três a combustão interna (gasolina e gasóleo) e três híbridas plug-in.

Características técnicas da gama de motores de combustão/híbridos parciais do novo Mercedes-Benz Classe E

E 200E 220 dE 220 d 4MATIC
Cilindrada1.999 cc1.993 cc1.993 cc
Potência204 cv às 5.800 rpm197 cv às 3.600 rpm197 cv às 3.600 rpm
Binário320 Nm entre 1.800-4.000 rpm440 Nm entre 1.800-2.800 rpm440 Nm entre 1.800-2.800 rpm
Consumo combinado7,3-6,4 l/100 km5,5-4,8 l/100 km5,7-4,9 l/100 km
Emissões de CO2166-144 g/km143-125 g/km149-130 g/km

Neses modelos foi acrescentada uma nova bateria e aumentada a potência do motor elétrico de 15 para 17 kW, ao passo que o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

Já no que respeita às outras três versões (híbridas plug-in) previstas para o lançamento na Europa, os motores elétricos que as equipam terão uma potência de 95 kW (129 cv). Já a autonomia elétrica anunciada será superior a 100 km, diz a marca, que promete ainda mais versões PHEV com motor diesel para um futuro próximo.

Características técnicas da gama híbrida plug-in do novo Mercedes-Benz Classe E

E 300 eE 300 e 4MATICE 400 e 4MATIC
Cilindrada1.999 cc1.999 cc1.999 cc
Potência motor combustão204 cv204 cv252 cv
Binário motor combustão320 Nm320 Nm400 Nm
Potência motor elétrico129 cv129 cv129 cv
Binário motor elétrico440 Nm440 Nm440 Nm
Potência total313 cv313 cv380 cv
Binário máximo total550 Nm550 Nm650 Nm
Capacidade da bateria25,4 kWh25,4 kWh25,4 kWh
Consumo de combustível combinado0,8-0,5 l/100 km0,9-0,6 l/100 km0,9-0,6 l/100 km
Consumo de energia combinado20,7-18,4 kWh/100 km21,6-19,2 kWh/100 km21,6-19,2 kWh/100 km
Emissões de CO218-12 g/km20-14 g/km20-14 g/km
Autonomia elétrica97-115 km95-109 km95-109 km

 

Classe E mais espaçoso

No capítulo do espaço, há mudanças relativamente à anterior versão.

O condutor tem à sua disposição mais cinco milímetros de espaço para a cabeça e a distância entre eixos, também maior, permite aos passageiros do banco traseiro beneficiarem de até 17 milímetros de mais espaço para joelhos e pernas.

Outra particularidade é o aumento da largura disponível para os passageiros do banco traseiro, que contam agora com 1.519 mm (um aumento de 25 mm relativamente à anterior geração, o que coloca o novo Classe E quase ao nível do Classe S).

Quanto à bagageira, conta-se com uma capacidade de até 540 litros.

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Assistência à condução sempre presente

No equipamento de série do Mercedes-Benz Classe E com sistemas de assistência à condução, incluem-se:

  • Assistente Ativo de Distância DISTRONIC;
  • Attention Assist;
  • Assistente Ativo de Travagem;
  • Assistente Ativo de Faixa de Rodagem;
  • Pack Parking com câmara de marcha-atrás;
  • Assistente de Limite de Velocidade.

Em combinação com a câmara, o Attention Assist fornece agora um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D (opcional). Isto significa que se o condutor desviar o olhar da estrada durante vários segundos, o sistema deteta e avisa o condutor através de um sinal sonoro e visual. No caso de o condutor continuar a desviar o olhar da estrada, o sistema emite um segundo aviso visual e passa a emitir um aviso sonoro contínuo. Se ainda assim o condutor não responder ao aviso, o Assistente Ativo de Travagem de Emergência aciona uma travagem de emergência.

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Outras funcionalidades

  1. Há uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier. Isso significa que, em situações de imobilização do veículo, o condutor pode participar em conferências online através do sistema Webex, por exemplo.
  2. Graças ao MBUX, a função “Just Talk” permite ao condutor usar e ativar o controlo inteligente por voz sem a palavra-chave “Olá Mercedes”. Quando esta função é ativada, um símbolo de microfone vermelho surge no ecrã, indicando que o Classe E está alerta e aguarda pelos comandos de voz.
  3. Chave Digital. Com a Chave Digital do novo Classe E, o utilizador só necessita de um dispositivo compatível para ligar e trancar o carro. É também possível partilhar a chave (vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou mesmo outros colegas de uma empresa a utilizarem o Classe E num sistema de partilha). A chave pode ser partilhada num máximo de até 16 pessoas.

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