O Mercedes-Benz Classe E Station carrega consigo muita história. Há mais de 75 anos que a marca alemã produz veículos de segmento médio-superior, no qual a carrinha Classe E se insere. Foram mais de 16 milhões de unidades construídas e entregues a muitas empresas, que outrora viam a tradicional Station como um aliado perfeito.
Agora, em 2023, a Mercedes-Benz apresenta o novo Classe E Station, cujas vendas começam no outono.
Tal como a versão Limousine, a versão Station dá continuidade a uma história que podemos chamar “de sucesso” do Classe E.
Diferente do seu antecessor, sofreu alterações no design e dimensões: a largura foi aumentada em cerca de 28 milímetros, a largura interior no compartimento traseiro foi aumentada para 1.519 milímetros (um aumento que permite transportar até 615 litros de bagagem, que podem ir até 1.830 litros se rebatidos os bancos). A distância entre eixos foi aumentada em 22 milímetros.
No entanto, estes são números presentes nas versões ditas “tradicionais”, porque a grande estrela deste modelo é a variante híbrida plug-in, que é penalizada na capacidade de carga, que se cifra agora nos 460 litros (1.675 litros com bancos rebatidos).
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O Classe E 300 e Station
Das promessas feitas pela Mercedes-Benz, a maior está na autonomia elétrica “superior a 100 km” da variante E 300 e (híbrida plug-in). Segundo a marca, este modelo irá circular em modo puramente elétrico em muitos casos de utilização.
Uma das grandes vantagens para as empresas é o facto de, desde este ano, os veículos ligeiros de passageiros híbridos plug-in que tenham uma autonomia mínima, no modo elétrico, de 50 km e emissões oficiais de CO2 inferiores a 50 g/km, beneficiam de uma redução de 2,5% na taxa de Tributação Autónoma aplicável em cada patamar de aquisição. Facto que torna este Classe E Station mais apetecível para profissionais que procurem uma carrinha que transporte consigo o caráter premium da marca de Estugarda.
Para breve, promete também a marca, estão previstas mais motorizações híbridas plug-in com motor diesel.
Além do E 300 e, a gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros com caráter eletrificado: os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque/alternador integrado (ISG). São, por isso, híbridos parciais. E com a nova bateria que os equipa, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.
Também para breve a marca promete mais modelos parcialmente híbridos.
Características técnicas da gama E Station agora lançada na Europa
E 200 | E 220 d | E 300 e | |
Potência do motor de combustão | 204 cv às 5.800 rpm | 197 cv às 3.600 rpm | 204 cv às 6.100 rpm |
Potência adicional do motor elétrico | 23 cv | 23 cv | 129 cv |
Binário máximo do motor de combustão | 320 Nm entre 1.600 e 4.000 rpm | 440 Nm entre 1.800 e 2.800 rpm | 320 Nm entre 2.000 e 4.000 rpm |
Binário adicional do motor elétrico | 205 Nm | 205 Nm | 440 Nm |
Potência total | 204 cv | 197 cv | 230 cv |
Binário máximo | 320 Nm | 440 Nm | 550 Nm |
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP) | 7,6-6,7 l/100 km | 5,7-5,0 l/100 km | 0,9-0,6 l/100 km |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP) | 173-152 g/km | 149-131 g/km | 20-13 g/km |
Consumo de energia em ciclo combinado (WLTP) | ND | ND | 21,4-19,1 kWh/100 km |
Autonomia elétrica | ND | ND | 95-113 km |
Chave digital: um elemento muito útil
Uma das características dignas de nota nesta carrinha é o facto de já vir equipada com Chave Digital do Veículo. Para ligar e trancar o Classe E, o condutor só tem de transportar um dispositivo compatível (smartphone iPhone 11 e versões mais recentes, exceto iPhone SE, e com Apple Watch 6 e versões mais recentes, exceto Apple Watch SE). Para tal, o veículo deve estar equipado com UWB.
Ao condutor é ainda possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E Station. O veículo pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas.
Sistemas de assistência à condução
De série, o novo Classe E Station inclui:
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC;
- ATTENTION ASSIST;
- Assistente Ativo de Travagem;
- Assistente Ativo de Faixa de Rodagem;
- Pack Parking com câmara de marcha-atrás;
- Assistente de Limite de Velocidade.
Há ainda um Pack de Assistência à Condução Plus, disponível como equipamento opcional, como parte integrante do pack Premium. Este pack inclui, por exemplo, Assistente Ativo de Direção.