O Mercedes-Benz Classe S foi alvo de uma renovação da geração lançada em 2013, que incidiu principalmente sobre a gama de motores.
Registaram-se também alguns pequenos ajustes estéticos exteriores, introdução de mais equipamento e melhoramentos de alguns sistemas de ajuda à condução.
Consoante os mercados, há nove motores a gasolina e a gasóleo, tração traseira e 4MATIC e distâncias entre-eixos variáveis, distribuídas pelas marcas Mercedes-Benz, Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach.
A caixa de velocidades é sempre automática, com sete ou nove velocidade e com conversor de binário.
Haverá ainda uma versão híbrida plug -in com 50 km de autonomia em modo 100% elétrico. Assenta no motor de seis cilindros em linha a gasolina e possui uma nova bateria de maior capacidade, com 13,3 kWh.
Este é o resumo de algumas características dos motores a gasóleo:
- 350 d, 3,0 litros e seis cilindros em linha com 286 cv e 600 Nm de binário. CO2 de 145 g/km
- S 400 d, 3,0 litros e seis cilindros em linha com 340 cv e 700 Nm de binário. CO2 de 147 g/km.
Os motores a gasolina são novos e têm potências que variam entre os 367 cv e 630 cv.
Um motor de seis cilindros possui um sistema eléctrico de 48 V que alimenta vários componentes auxiliares.
Os motores a gasóleo não possuem sistema elétrico de 48 V.
Um novo V8 a gasolina de 630 cv possui um sistema que desliga metade dos cilindros quando a aceleração é reduzida.
As poucas alterações interiores restringem-se ao design do volante e à instrumentação, nomeadamente a introdução de novos ecrãs táteis, de tamanho maior e com melhor resolução.
Houve alinda melhorias nos sistemas de ajuda de condução, nomeadamente uma tecnologia que, conjugada com o sistema de navegação, antecipa a aproximação de curvas e cruzamentos.