A Mercedes-Benz abriu as encomendas para as novas versões Sprinter e eSprinter, com destaque para este último, que na sua versão furgão já pode ser encomendado na versão de 56 kWh ou de 113 kWh (a marca promete, para breve, uma versão com bateria de 81 kWh de capacidade).

A nova eSprinter, que está a ser apresentada como mais versátil e eficiente, estará disponível com dois comprimentos de carroçaria e será comercializada em Portugal, pela primeira vez, na versão Chassis Cabine Simples.

As primeiras unidades começam a chegar ao nosso país em abril de 2024.

Este novo comercial ligeiro 100% elétrico já foi usado em testes na Alemanha e, na sua versão Furgão longo com tecto alto e bateria de 113 kWh, completou o percurso de Estugarda a Munique e regresso, numa distância de 475 km com uma só carga.

esprinter

Detalhes do novo Mercedes-Benz eSprinter

Segundo a marca alemã, o eSprinter apresenta-se aos profissionais com base num novo conceito composto por três módulos. Estes módulos, diz a MB, “permitem a maior liberdade possível no desenvolvimento e design das várias versões e variantes de comprimento, que anteriormente só se encontravam disponíveis no Sprinter com sistema de propulsão convencional”.

Assim, o módulo dianteiro engloba os componentes de alta tensão e pode ser utilizado, sem alterações, em todas as versões do veículo, independentemente da distância entre eixos ou do tamanho da bateria.

O módulo que acomoda a bateria de alta tensão, por seu lado, localizado na parte inferior do chassis, economiza espaço. A bateria está localizada entre os eixos.

Por fim, o módulo traseiro integra o eixo traseiro de acionamento elétrico e é utilizado em todas as variantes do modelo. O motor elétrico, encontra-se alojado no módulo traseiro.

Motor elétrico e baterias de alta tensão

Conforme acima referido, o novo eSprinter possibilita diversas opções de configuração de comprimento e de peso bruto máximo (até 4,25 t), bem como de capacidade de reboque (até 2 t) e de volume de carga (até 14 metros cúbicos).

Pode ainda ser configurado com dois níveis de potência de pico: 136 cv e 204 cv.

Havendo três capacidades de bateria (56 kWh, 113 kWh e 81 kWh, sendo esta última disponibilizada mais para a frente este ano), o furgão elétrico eSprinter apresenta uma autonomia elétrica combinada de até 443 km, podendo mesmo chegar aos 537 km em cidade (ciclo WLTP).

Carregamento

O novo eSprinter pode ser carregado com corrente alternada (AC) ou com corrente contínua (CC) até 115 kW (opcional).

Assim, estes são os tempos de carregamento previstos num posto de carregamento CC:

  • 28 minutos para a bateria de 56 kWh (10 a 80% da carga);
  • 42 minutos para a bateria de 113 kWh.

Mercedes-Benz EQE 350 é “Carro de Empresa (VLP)” nos Prémios Fleet Magazine 2023

Segurança e assistência à condução

Disponíveis nas versões térmica e elétrica, os sistemas de segurança e de assistência contam com funções adicionais e, em alguns casos, novas funções. A saber:

  • O Assistente Ativo de Travagem inclui agora função de cruzamento, podendo assim avisar em caso de veículos em cruzamento ou em sentido contrário. Um sistema que apoia também o condutor na mudança de direção em caso de colisão iminente com outro veículo;
  • Assistente Ativo de Faixa de Rodagem;
  • Assistente de Ângulo Morto;
  • Aviso de sonolência ATTENTION ASSIST;
  • Assistente Inteligente de Limite de Velocidade com Cruise Control;
  • Sistema de Chamada de Emergência Mercedes-Benz;
  • Câmara de Marcha-Atrás para as versões Furgão e Tourer.

Em opção, o cliente profissional pode acrescentar ao seu comercial o Assistente de Informação de Arranque, para evitar colisão com outros utentes da via que se encontrem em frente ao Sprinter ou eSprinter.

Já o Assistente de Mudança de Direção, de série para veículos de categoria N2, ajuda o condutor a detetar melhor os pedestres e ciclistas, numa área definida do lado do passageiro.

Além de tudo isto, estão disponíveis como opção uma Câmara 360º e uma nova vista 3D.

Por fim, é possível acrescentar um espelho retrovisor digital quando não há óculo traseiro disponível.

esprinter

Sprinter com motor de combustão interna

O novo Mercedes-Benz Sprinter de propulsão convencional também já se encontra disponível para encomenda.

O Sprinter pode ser configurado nas variantes Furgão, Chassis e Tourer, com tração traseira, dianteira ou integral.

O bloco 2.0 litros diesel está disponível com quatro níveis de potência, dependendo do modelo e da variante selecionada: 114 cv, 150 cv, 170 cv e 190 cv.

Segundo a MB, todos os modelos podem ser equipados com tração integral, assim como com a transmissão automática 9G-TRONIC (opcional).

Preços nova Mercedes-Benz Sprinter e eSprinter

Modelo e versãoPreços indicativos. A partir de
Furgão BASE37.967 euros (s/ IVA)
Chassis Cabina Simples BASE31.877 euros (s/ IVA)
Chassis Cabine Dupla BASE34.996 euros (s/ IVA)
Tourer BASE74.445 euros (IVA incluído)
Furgão BASE57.107 euros (s/ IVA)