A Mercedes-Benz espera que um terço das suas viaturas vendidas em 2020 sejam híbridos ou elétricos.
Os Plug-in Hybrid da Mercedes-Benz (EQ Power) foram importantes nas vendas, com um valor de 7,5% e com especial destaque para os Plug-in Hybrid Diesel.
Foram ainda vendidas 268 unidades com tecnologia híbrida (EQ boost), o que perfez um total de mais de 9% do total das vendas com tecnologia EQ.
A Mercedes-Benz apresentou os números relativos às vendas de 2019, quando cresceu 0,6% face ao ano anterior, tendo vendido 16.561 automóveis.
A marca alemã foi a terceira marca mais comercializada em Portugal durante 2019.
A quota de mercado da Mercedes-Benz no país situa-se agora nos 7,4% que, segundo o construtor, é uma das maiores a nível europeu.
O financiamento da marca cresceu 15%, situando-se agora nos mais de 53% do volume de carros da marca financiados.
A marca esclareceu ainda que tem tido um cuidado muito especial em manter os valores residuais, diminuindo a exposição a rent-a-car e ao mercado de frotas.
Sobre o primeiro, o próprio CEO para Portugal disse que se trata de um mercado “infinito” e que a marca poderia vender mais duas ou três vezes para aluguer de curta duração e só não o faz por política comercial.
Quanto a frotas, Pierre-Emmanuel Chartier disse que a exposição da marca a este mercado foi muito baixa, acrescentando que a Mercedes-Benz será a marca que mais vende a particulares.
Por modelo
Os Mercedes-Benz mais procurados em Portugal foram os Classe A Compacto e Limousine (que totalizaram as 7.835 unidades vendidas).
Assim, o segmento compacto da Mercedes-Benz vendeu, no conjunto das vendas, 10.391 unidades durante o ano que passou.
O Classe C Station foi o segundo modelo mais procurado pelos clientes Mercedes-Benz, com 1.056 unidades vendidas.
As vendas da família Classe E (incluindo o CLS e o GLE) totalizaram as 1.962 unidades.
O Classe S comercializou 104 veículos.
smart
Já a outra marca do grupo Daimler alcançou resultados positivos em 2019, tendo crescido 27% face a 2018.
Foram vendidos 4.071 smart – correspondentes a uma quota de mercado de 1,8%.
Segundo a marca da estrela, este foi o melhor ano de sempre da smart em Portugal. A marca, que a partir do passado dia 1 se tornou numa marca 100% elétrica, sustentou o seu crescimento nas últimas unidades térmicas (90% do volume de vendas).
56% do total de vendas da smart em 2019 resultaram de vendas de veículos de duas portas.