Até 2022, o grupo Daimler vai oferecer aos clientes pelo menos uma alternativa com cadeia cinemática elétrica, desde os modelos smart aos SUV’s de maiores dimensões.
Comprometida na eletrificação da totalidade de modelos da sua gama, a empresa planeia disponibilizar mais de 50 versões de veículos eletrificados: 10 totalmente elétricos, enquando os restantes vão ser modelos híbridos plug-in ou que adicionam sistemas elétricos de 48V a propulsores térmicos.
Para tal, a área de automóveis Mercedes-Benz deverá investir dez mil milhões de euros na expansão do seu portfólio de veículos elétricos e ainda mil milhões de euros numa rede global de fábricas de produção de baterias em todo o mundo.
Desta forma será criada uma rede global de produção de baterias que atualmente é constituída por cinco fábricas de baterias em três continentes.
Estas são algumas datas importantes de todo este processo:
- O início da produção em 2017 dos modelos smart fortwo coupé e cabriolet na fábrica de Hambach representa o início da quarta geração dos veículos elétricos da marca;
- O primeiro veículo elétrico da nova marca de produtos e tecnologia EQ sairá da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen;
- A produção do EQC, um SUV totalmente elétrico, terá início em 2019;
- Pouco depois, o EQC também sairá da linha de produção da BBAC, um consórcio formado pela Daimler e a BAIC;
- Os modelos EQ também serão produzidos nas fábricas da Mercedes-Benz em Rastatt, Sindelfingen e Tuscaloosa (EUA), onde a gama de modelos será alargada para incluir os veículos elétricos dos segmentos compacto, superior, de luxo e também o segmento SUV.
- Em 2018, a Daimler irá terminar a construção da segunda fábrica de baterias em Kamenz e intensificar os preparativos para o EQC na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen.
- Em 2019, o EQC será o primeiro veículo produzido em série da marca de produtos e tecnologia EQ a sair da linha de produção em Bremen e da BBAC em Beijing.