É o primeiro veículo 100% elétrico do construtor com características de SUV e estreia um novo conceito para a gama de oferta de modelos eletrificados.

A produção começará em 2019 na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen.

A autonomia ainda não está homologada oficialmente em ciclo WLTP mas são adiantados mais de 450 km com carga completa da bateria de iões de lítiocom 80 kWh.

O EQC é equipado com um carregador a bordo (OBC) refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW, tornando-o adequado para carregamento em casa ou em estações de recarga públicas.

Dependendo do SoC (status da carga), o EQC pode ser carregado com uma saída máxima de até 110 kW numa estação de carga apropriada. Em cerca de 40 minutos, a bateria pode ser carregada de 10 a 80% (dados provisórios).

A tração integral é garantida por dois motores elétricos – um em cada eixo – que, juntos, proporcionam 408 cv de potência.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 5,1 segundos, assegurada pela pronta disponibilidade dos 765 Nm de binário.

Existem cinco modos de condução:

  • Comfort
  • Eco
  • Max Range
  • Sport
  • Configurável ​​pelo condutor.

Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante.

Nestes modos, o funcionamento do pedal acelerador é mais intrusivo e trava o veículo quando deixa de ser pressionado.

O sistema ECO Assist estimula a poupança através de alertas quando é apropriado desacelerar (p.e., porque o veículo se aproxima do limite de velocidade), apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).

Estreia do conceito EQ

O EQC simboliza o início de uma nova era da mobilidade na Daimler.

A EQ complementa serviços do “Mercedes me” para tornar a mobilidade elétrica conveniente e adequada para o dia-a-dia.

O sistema MBUX possui várias funções específicas de EQ, como a exibição de faixa, status de carga e fluxo de energia.

A navegação otimizada EQ ou os modos de condução podem ser também controlados e configurados via MBUX.

O visor do MBUX possui um menu especial EQ, onde vários recursos de EQ são agrupados.

Alternativamente, o utilizador pode aceder ao menu EQ do sistema MBUX usando diretamente uma tecla no painel de controlo inferior esquerdo. O novo EQC é fácil de operar graças ao reconhecimento ao controlo por voz específico.

Entre os novos serviços para uma mobilidade elétrica atual e futura mais desenvolvida conta-se:

  • Controlo climático de pré-entrada: Garante que o interior do veículo já esteja na temperatura desejada no momento de partida. Pode ser programado diretamente via MBUX ou via Mercedes me App. Um sistema sofisticado com uma bomba de calor e impulsionadores de aquecimento elétrico pré-climatiza o interior.
  • A navegação otimizada por EQ baseia o seu cálculo na rota mais rápida, levando em consideração o menor tempo de carregamento. O planeamento de rotas também responde dinamicamente a mudanças e pode ocorrer externamente (através da App Mercedes me) ou no interior do veículo. Graças à navegação otimizada, os clientes da Mercedes-Benz podem facilmente encontrar estações de recarga, e o Mercedes me Charge oferece acesso às estações de recarga além das fronteiras nacionais. Nesta situação, os clientes beneficiam de uma função de pagamento integrada simples.

Conceito de segurança específico para EQC

O EQC está equipado com a última geração de sistemas de assistência de condução da Mercedes-Benz.

No pacote Driving Assistance, estas incluem novas funções, como o ajuste de velocidade ao aproximar-se de um engarrafamento: quando é detectado, o Active Distance Assist DISTRONIC reduz a velocidade para cerca de 100 km / h como precaução.

O EQC também atende aos mais altos requisitos no que diz respeito à segurança passiva: além do programa extensivo e habitual de testes de colisão, a Mercedes-Benz aplica padrões de segurança particularmente estritos para a bateria e todos os componentes que transportam corrente elétrica. A estrutura do EQC foi adaptada para atender às exigências especiais dos componentes elétricos e da bateria.

Segurança do sistema elétrico

  • Proteção mecânica da bateria: o projeto de alta segurança começa com a posição de instalação da bateria de alta voltagem sob o piso do veículo. A unidade de armazenamento de energia é cercada por uma estrutura estável que pode absorver energia. Os elementos de deformação são instalados entre a estrutura e a bateria, e são capazes de absorver forças adicionais no caso de impacto lateral severo. Um protetor na área frontal da bateria é capaz de impedir que a unidade de armazenamento de energia seja perfurada por objetos estranhos.
  • Proteção elétrica do sistema de alta tensão: a extensa experiência da Mercedes-Benz com sistemas de alta tensão levou a um conceito de segurança de múltiplos estágios que se aplica em caso de acidente. O sistema de alta tensão desliga automaticamente, de forma reversível ou irreversível, de acordo com a gravidade do acidente. Há também pontos de desligamento onde as equipas de emergência podem desativar o sistema de alta tensão manualmente.