A Mercedes-Benz apresenta o EQE SUV, um modelo que deriva do EQE Limousine e que, embora mais compacto, permanece como uma referência num segmento onde conceitos como luxo e espaço a bordo são imperativos.
O EQE SUV é o quarto modelo (depois do EQS Limousine, EQE Limousine e EQS SUV) a utilizar a nova plataforma para modelos elétricos a bateria (BEV) da Mercedes-Benz.
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Principais características do novo Mercedes-Benz EQE SUV
Divide-se nas versões EQE 350+ (tração traseira), EQE 350 4MATIC e EQE 500 4MATIC (ambos com tração integral):
- Níveis de potência de 215 kW (292 cv) para as versões EQE 350+ e EQE 350 4MATIC ou 300 kW (408 cv) para a versão EQE 500 4MATIC. Todos os modelos integram um motor síncrono de excitação permanente (PSM);
- Binário de 565 Nm para a versão EQE 350+, 765 Nm para a versão EQE 350 4MATIC e 858 Nm para a versão EQE 500 4MATIC;
- Bateria de iões de lítio constituída por dez módulos, com tensão de 400V;
- Em alguns casos, o software de gestão da bateria pode ser atualizado remotamente (Over-The-Air);
- Carregador de bordo de série de 11 kW. Opcional de 22 kW;
- Potência de carregamento máxima de 170 kW;
- Após 15 minutos de carregamento num carregador de corrente contínua, o EQE SUV garante até 220 km de autonomia (em ciclo WLTP);
- Capacidade de reboque de 750 kg na versão EQE 350+ e de 1.800 kg nas outras duas versões;
- Autonomia entre 480 e 590 km para a versão EQE 350+, entre 459 e 558 km para a versão EQE 350 4MATIC e entre 460 e 547 km para a versão EQE 500 4MATIC;
- A capacidade de bagageira, para as três versões situa-se entre os 520 e os 1.675 litros;
- Comum a todas as versões são as dimensões (comprimento 4.863 mm, largura 1.940 mm, altura 1.686 mm e distância entre eixos de 3.030 mm).
Segurança e condução
O novo EQE SUV inclui, de série, Attention Assist, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade.
Tudo o que respeita à informação disponibilizada por estes sistemas é apresentado numa vista de ecrã total no painel de instrumentos.
Adicionalmente, o condutor pode optar por outras funcionalidades no Pack de Assistência e também no Pack de Assistência à Condução Plus.
Equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro, e beneficiando de uma distância entre eixos correspondente à afinação da suspensão, o EQE SUV é, segundo a marca, “um modelo particularmente ágil e manobrável”.
A altura ao solo do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros.
Quanto a modos de condução da função DYNAMIC SELECT, o EQE SUV permite escolher entre:
- ECO;
- COMFORT;
- SPORT;
- INDIVIDUAL.
As versões 4MATIC incluem o modo OFFROAD para condução fora de estrada.
Está ainda disponível (como opcional) um sistema de direção do eixo traseiro com um ângulo máximo de direção até dez graus.
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Sistema MBUX
O sistema possui software adaptativo, fornecendo sugestões personalizadas para várias funções e equipamentos do EQE SUV.
Um dos opcionais que a Mercedes-Benz quer destacar é o MBUX Hyperscreen, que com o design de camada zero garante que o condutor não tem de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz.
Como é que isso funciona?
As aplicações são sempre apresentadas no nível superior do campo de visão, em função da situação e do contexto.
No MBUX Hyperscreen há três displays combinados, que são combinados sem descontinuidade para originar um único display e criar uma faixa de ecrã com mais de 141 cm de largura.
Está disponível um display OLED de 12,3 polegadas para o próprio passageiro dianteiro.
O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara para detetar se o condutor está a olhar para o display do passageiro dianteiro. Se tal acontecer, o sistema escurece automaticamente o conteúdo por razões de segurança.
Navegação inteligente
A função Navegação com Inteligência Elétrica é outra das funcionalidades destacadas pela marca alemã.
O sistema planeia o percurso mais rápido e conveniente com base em múltiplos fatores, incluindo paragens para carregamento.
Além disso, o sistema reage dinamicamente no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução, por exemplo.
Esta função calcula ainda uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem para carregar o EQE SUV.
Adicionalmente, o condutor pode editar individualmente os percursos planeados adicionando os seus postos de carregamento preferidos ao longo do percurso ou até mesmo excluindo os postos de carregamento sugeridos.
Tarifários de carregamento
O serviço Mercedes me Charge1, disponível desde junho deste ano, disponibiliza três novos tarifários na Europa à medida do desempenho de condução individual:
- Mercedes me Charge S, para carregamentos ocasionais
- Mercedes me Charge M, para carregamentos normais
- Mercedes me Charge L, para carregamentos frequentes.
Com a introdução do novo sistema de tarifário transparente, os clientes têm acesso parcial a preços fixos que são aplicados independentemente do operador, diz a Mercedes-Benz.