O novo Mercedes-Benz EQV já está disponível para encomenda a partir de 63.900 euros (sem IVA). Tal como o eVito Tourer, chega aos concessionários da marca alemã em novembro e inclui um contrato de manutenção programada, válido durante quatro anos ou quatro serviços – o que ocorrer primeiro.

Disponível em duas variantes de carroçaria com diferentes comprimentos (Standard, de 5,14 metros e Longo, de 5,37 metros), o EQV é o segundo modelo da família EQ da Mercedes-Benz.

O monovolume premium da marca do grupo Daimler recupera o design específico dos veículos da família EQ e surge com um motor elétrico capaz de debitar 150 kW (204 cv). A bateria de iões de lítio instalada por debaixo do piso tem uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh, o que garante uma autonomia combinada de 349 km, diz a Mercedes-Benz. Os consumos anunciados, em ciclo combinado, situam-se nos 28,6 kWh/100 km.

A marca é clara: a instalação de seis bancos individuais no EQV tornam-no num “veículo de transporte pendular que cumpre todos os requisitos de transporte de passageiros de elevada qualidade”.

Conteúdo deste artigo

Galeria de imagens

MBUX elétrico e inteligente

A Mercedes-Benz dá especial destaque ao aperfeiçoamento do MBUX para a família EQ. No ecrã multimédia de alta resolução de dez polegadas, o ícone EQ no menu principal permite aceder a indicadores e definições específicas como a corrente de carregamento, a hora da partida, o fluxo de energia e o histograma do consumo de energia, por exemplo.

Além destas funcionalidades, o ecrã multimédia pode também ser usado para controlar o sistema de navegação e o Mercedes me Charge, bem como os modos da transmissão.

Mas é na interação com o condutor que residem as principais características deste sistema. O controlo por voz inteligente com compreensão de discurso natural, ativado pela palavra-chave “Olá Mercedes” suporta várias funções de informação e entretenimento, como por exemplo a introdução de um destino de viagem, a realização de chamadas telefónicas, a seleção de músicas, escrita e escuta de mensagens ou a previsão meteorológica.

Utilizando a app Mercedes me, é possível aos condutores do EQV planear os seus destinos ainda antes de entrarem no veículo, por exemplo. Configurar horas de partida e climatizar o interior de acordo com a temperatura pretendida ainda antes da viagem também está disponível a distância de uma ação via smartphone.

Mercedes-Benz: uma em cada três vendas será um elétrico ou híbrido

Mobilidade elétrica

Equipado com um carregador interno de corrente alternada de 11 kW, o EQV é carregado através da tomada de carregamento CCS, no lado esquerdo do pára-choques dianteiro.

Quanto a tempos de carregamento, a bateria do EQV pode ser carregada num posto de carregamento rápido (com uma potência máxima de carregamento de 110 kW) em 45 minutos, para 80% da sua carga.

Através da utilização de uma Wallbox ou um posto de carregamento público com potência máxima de 11 kW, a marca estima dez horas de carregamento para 100% da carga.

A condução também permite aumentar a autonomia do EQV. Em modo desaceleração ou travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia elétrica e utilizada para carregar a bateia.

A recuperação de energia também pode ser definida pelo condutor. Através de duas patilhas situadas atrás do volante, o condutor do EQV tem a possibilidade de aumentar (patilha esquerda) ou reduzir (patilha direita) o nível de recuperação de energia.

O nível de recuperação D Auto, que está também presente no eVito Tourer, é configurável no EQV. O ECO Assistant, ativado automaticamente, ajuda o condutor a atingir a máxima eficiência cominando os dados de navegação, o reconhecimento dos sinais de trânsito e a informação fornecida pelos sistemas de assistência de segurança inteligentes, ajustando assim de forma artificial o nível de recuperação de energia.

ENSAIO: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

AVANTGARDE opcional

Confere ao EQV equipamentos que a marca apelida de “distintivos”:

  • Elemento decorativo em alumínio escovado escuro
  • Luz interior Ambiente
  • Sistema de luzes inteligente, com detalhe em preto e farolins em LED
  • Porta de correr no lado esquerdo
  • Estofos em pele Lugano preta

Também disponíveis como opção, os pacotes de design exterior e interior conferem apontamentos estéticos ao EQV. Desde o design frontal EQV com a grelha em preto com alhetas comadas, às jantes de liga leve de 17 polegadas de cinco raios duplos, passando pelo revestimento do interior do teto em preto ou pelos pedais desportivos, o novo EQV da Mercedes-Benz cumpre as exigências dos clientes profissionais em termos de funcionalidade e versatilidade sem descurar a sua vertente premium.

No âmbito do lançamento em Portugal do novo Mercedes-Benz EQV, a Mercedes-Benz Vans disponibiliza uma ação especial “Reserva EQV”, que permite, durante o mês de setembro, a possibilidade de reservar online uma das primeiras vinte unidades EQV 300 (suscetíveis de seleção de equipamento) disponíveis para o mercado nacional. A reserva poderá ser feita através do site destinado à Reserva EQV, sendo paga uma taxa de reserva reembolsável de mil euros. Os primeiros EQV ao abrigo desta ação serão entregues entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.