A Mercedes-Benz fez o balanço de 2018 e apresentou os lançamentos para este ano.

Embora o crescimento não tenha sido muito expressivo (+1,2% na marca Mercedes-Benz), a Smart consegue +2,5% nas vendas e a melhor quota de mercado da marca no mundo. Para esta, importa ainda referir que se 67,9% do seu financiamento é feito na própria marca.

“Os resultados do financiamento tiveram a ver sobretudo com o leque de opções disponíveis e aparecimento das marcas Second Drive (MB Certified) [o programa de usados certificados das marcas]

Pierre-Emmanuel Chartier, CEO da Mercedes-Benz em Portugal

Os modelos de entrada de gama continuam a ser o principal impulsionador de vendas da Mercedes-Benz. No entanto, o Classe C conta com 26% das vendas (Gama C e GLC).

Dados: Mercedes-Benz Portugal

Novidades Mercedes-Benz em 2019

Para 2019, uma das novidades é um novo motor OM654, de 1950 cc e 190 ou 194 cv para os Classe A, B, CLA, GLC e GLE.

No segundo semestre, a Mercedes-Benz vai lançar o EQC, o seu primeiro modelo totalmente elétrico, com 400 km de autonomia anunciada e 408 cv de potência.

https://fleetmagazine.pt/2018/12/13/mercedes-benz-eq-daimler/

Além disso, vai trazer 14 novos híbridos.

Eis o pipeline de novos lançamentos para este ano (*):

1Q Classe B Classe A Limusine GLE
2Q CLA Coupé EQC
3Q GLC FL GLS CLA Shooting Break
4Q GLB

*Não inclui gama AMG

Atualizações de gama Mercedes-Benz

Em relação a atualizações de gama, há novidades importantes:

  • – O Classe A vai receber uma caixa manual em Junho de 2019 e a motorização 160d em Julho. Em Setembro, chega o A250e plugin
  • – A versão Limousine aparece já no primeiro trimestre, com um acréscimo de preço de apenas 1.250 euros, e disponível com as mesmas motorizações e níveis de equipamento
  • – O classe C vai ter um facelift em Julho e recebe o novo motor OM654
  • – O facelift dos GLC SUV e GLC Coupé chega em junho de 2019, com o novo motor OM654 e o plugin em Outubro

Os plugin diesel

Nos plugin diesel, destaque para o Classe E em janeiro e o Classe C em julho. Na versão Limo, vão contar com 38 g/CO2 e 41 g/CO2 na Station. A potência será de 316 cv e 50 km de autonomia elétrica (WLTP).

No entanto, a transição para gasolina ainda está a ser lenta na marca. Cerca de 93% das viaturas vendidas foram diesel.

“Estamos a sentir a primeira transição para gasolina, mas em 2019 essa passagem será visível principalmente nos plugin, onde esperamos cerca de 10% das vendas. Com os plugin diesel, estamos no melhor dos dois mundos, dado que o mercado nacional ainda está muito associado ao diesel”

Nuno Mendonça, diretor comercial