A Mercedes-Benz deu início à venda dos novos comerciais ligeiros 100% elétricos eVito Furgão e eSprinter Furgão, que chegam aos concessionários da marca já a partir de novembro, com preços (sem IVA) a partir dos 40.570 euros e 52.850 euros, respetivamente.

A comercialização destes furgões elétricos segue o já anunciado início de vendas da eVito Tourer e da EQV, que completam assim a estratégia de lançamento de veículos zero emissões nos segmentos mid-size e large-size vans.

Os modelos, equiparáveis aos Vito e Sprinter com motor de combustão, incluem contrato de manutenção programada durante quatro anos ou quatro serviços (o que ocorrer primeiro).

Mercedes-Benz apresenta estratégia para 2021 com foco na eletrificação

O eVito Furgão possui um conjunto de três baterias de iões de lítio de 35 kWh de capacidade de armazenamento útil, localizado sob o piso do veículo, o que não afeta a zona de carga.

A autonomia elétrica anunciada pela Mercedes-Benz é de 150 km para o eVito Furgão e de 118 km para o eSprinter Furgão. Neste último, existe a opção de uma bateria de alta tensão com maior capacidade (conjunto de quatro baterias – 47 kWh), que permitirá uma autonomia elétrica de até 156 km.

Por baixo do capot encontra-se a cadeia cinemática elétrica (eATS), capaz de transmitir a estes furgões, ambos com tração dianteira, uma potência de até 85 kW (116 cv) e um binário de 300 Nm no eVito Furgão e de 295 Nm no eSprinter Furgão.

Galeria de imagens

O eSprinter Furgão está disponível com uma variante de carroçaria de 6,08 m de comprimento, sendo que o eVito Furgão está disponível em duas variantes de carroçaria com diferentes comprimentos: Standard (5,14 m) e Longo (5,37 m).

Os volumes do compartimento de carga são de 6,0 m3 ou 6,6 m3 para o eVito Furgão, ao passo que o eSprinter Furgão possui um volume de 11 m3. A carga útil é de 976 kg para a versão Standard do eVito Furgão e 951 kg para a sua versão Longo. Já o eSprinter Furgão tem uma carga útil de 982 kg para a versão de três baterias e de 828 kg para a versão de quatro baterias.

Carregamento elétrico

Os novos furgões elétricos da Mercedes-Benz integram um carregador de bordo de corrente alternada de 7,4 kW, com arrefecimento através de líquido de refrigeração.

Com este carregador, o eVito Furgão e o eSprinter Furgão estão preparados para o carregamento com corrente alternada numa Wallbox ou nos postos de carregamento públicos, permitindo assim carregar a bateria em:

  • 6 horas (para o conjunto de três baterias)
  • 8 horas (para o conjunto de quatro baterias do eSprinter)

No eVito Furgão, a tomada encontra-se localizada no pilar B, do lado do condutor. No eSprinter Furgão, situa-se na grelha dianteira. O eSprinter Furgão permite carregar com corrente contínua de 20 ou 80 kW. A 20 kW, os tempos de carga são de 1h10 para 80% da carga (versão de três baterias) e de 1h30 para 80% da carga (versão de quatro baterias). A potência máxima de carregamento de 80 kW (opcional) permite carregar o eSprinter Furgão desde 10% até 80% em 20 minutos (versão de três baterias) ou 25 minutos (versão de quatro baterias).

Quanto a consumos combinados, a marca anuncia 27,0 kWh/100 km para o eVito Standard e 26,9 kWh/100 km para o eVito Longo. O eSprinter Furgão tem um consumo de energia combinado de 34,3 kWh/100 km.

O eVito Furgão e o eSprinter Furgão possuem diversos equipamentos de série, como por exemplo, a Conectividade Mercedes PRO ou o peso bruto de 3.200 kg (eVito Furgão) ou de 3.500 kg (eSprinter Furgão) e vários sistemas de assistência e de segurança, como o Assistente de Vento Lateral, Cruise Control (eVito Furgão), Attention Assist (eSprinter Furgão), Sistema de assistência no arranque e Luzes de Circulação Automáticas.