A Volvo Car Portugal esteve em Lisboa a apresentar os seus resultados referentes a 2023 e a definir metas para 2024.
Da reunião com a imprensa portuguesa especializada sobressai a promessa feita por Susanne Hägglund, diretora geral da Volvo Car Portugal, que garantiu que embora a marca queira que já em 2025 metade das suas vendas a nível internacional correspondam a veículos movidos exclusivamente a bateria (BEV), Portugal está no bom caminho para antecipar esses objetivos.
E se os objetivos de ser uma marca 100% elétrica até 2030 estão traçados há já três anos, também “em Portugal essa transição acontecerá mais depressa”, diz Hägglund.
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2023 foi um ano histórico para a Volvo em Portugal e no mundo
Durante o ano passado, a Volvo Cars vendeu 708.716 carros em todo o mundo (um aumento de 15% relativamente a 2022).
Também em 2023, a Volvo registou a maior taxa de penetração de modelos 100% elétricos dos seus 97 anos de história, a representar já 16% do total.
Em Portugal, no entanto, o cenário foi bem diferente, e o crescimento de 42% (5.118 unidades matriculadas) relativamente a 2022, com uma quota de mercado de 2,56%, traduz-se naquele que foi o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional da Volvo.
Os modelos Volvo mais vendidos em Portugal durante 2023 foram:
- XC40 (eleito Carro de Empresa VLP na edição de 2021 dos Prémios Fleet Magazine, na sua versão 100% elétrica), com 56% das vendas totais
- XC60, com 19% das vendas totais
- C40, com 10% das vendas totais
Uma referência mundial
No final de 2023, Portugal era o 11.º classificado numa tabela respeitante ao mix global de vendas de unidades Volvo Recharge (BEV e PHEV).
A popularidade da gama Recharge voltou a crescer durante 2023, representando atualmente 82% das vendas nacionais, com a quota de BEV (representada pelos XC40 e C40) a pesar 26% do mix total.
A marca afirma, com segurança, que “estes números fazem da Volvo Car Portugal uma referência em relação a outros mercados, apresentando taxas muito superiores às da média mundial”.
Objetivos para 2024
Este ano será também o primeiro ano no qual a marca sueca comercializará quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Suportada por uma cadeia de fornecimento que diz estar mais robusta e uma produção estabilizada, acompanhada por grandes investimentos em tecnologia, a Volvo diz que 2024 trará um novo ano recorde em vendas, receitas e rentabilidade.
E Portugal não foge à regra, com a Volvo Car Portugal a assumir que pretende crescer a dois dígitos até final do ano.
“As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que iremos, em 2024 iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental”, diz Susanne Hägglund.
O compromisso com a eletrificação está assim mais do que assumido pela marca sueca, que mantém o foco na propulsão elétrica como a melhor resposta no atual panorama automóvel.
Prova disso é o facto de, já a partir deste primeiro trimestre de 2024, a Volvo deixar de produzir carros movidos a gasóleo.