A Mercedes-Benz Portugal bateu o recorde de vendas de sempre em Portugal, que era do ano passado, e as empresas tiveram um papel determinante nesse resultado. De facto, cerca de 50% de todos os modelos desta marca vendidos no país são para empresas. Os particulares representam apenas 35%, sendo que o rent-a-car faz apenas 10% (e a marca diz que não sobe) e os veículos de demonstração da rede 5%.
Este ano, que foi o do lançamento do Classe E, um dos mais emblemáticos da marca junto das empresa, foram vendidos 15.308 carros. Os resultados do financiamento foram também positivos. A Mercedes-Benz Financiamento, que tem já 30 mil contratos em gestão, cresceu 20% nas vendas e cerca de 40% nos seguros.
Este foi um ano importante para a divisão de financiamento na Mercedes. Em Portugal, foi lançado o Select&Drive, um novo produto de renting no qual o importador está a apostar muito. E foi também o ano em que a Daimler adquiriu a Athlon Car Lease, uma das maiores gestoras de frota europeias, com cerca de 800 carros em gestão no país. Sobre esta aquisição, a Daimler ainda não deu indicação do que pretende fazer e no importador também ainda não se sabe nada.
Os modelos mais procurados (no total) foram o Classe A com 4.884 unidades. O Classe B foi igualmente bem-sucedido ao ter comercializando 704 unidades em 2016. Ainda no segmento compacto, o CLA, modelo que recebeu um facelift em 2016, comercializou 2.379 unidades entre a versão Shooting Brake e Coupé e o GLA 1.188 unidades. O segmento compacto da Mercedes-Benz comercializou, desta forma, 9.155 unidades em 2016.