O MG4 XPower é provavelmente o automóvel elétrico mais potente que existe atualmente nesta faixa de preço. Não é fácil defini-lo pondo de lado as emoções

Antes de mais uma declaração prévia de desresponsabilização: esta não é a versão do MG4 mais indicada para a frota de uma empresa, a menos que o seu utilizador faça parte do corpo diretivo/administrativo e que o seu poder de decisão prevaleça, seja um quadro qualificado cujo grau de especialização interessa reter a qualquer custo ou se trate de um condutor irrepreensivelmente responsável pelos seus atos.

Porquê? Porque esta versão do MG4 junta à figura marcante uma condução com elevado poder viciante, o que não seria questão, não se desse o caso de ter também capacidade para acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos. E será esta, muito provavelmente, a primeira e única vez que a FLEET MAGAZINE menciona o tempo de aceleração de um automóvel num texto de ensaio.

MG4 XPower

Em defesa da honra, o MG4 XPower serve bem para demonstrar o potencial da conhecida marca inglesa, hoje propriedade da SAIC Motor. Presente em Portugal há pouco mais de um ano, neste curto espaço de tempo o potencial de aceitação da MG no nosso país, a exemplo de outros mercados europeus, revela-se nos (bons) resultados de venda.

Ao acrescentar um segundo motor no eixo dianteiro a mecânica do MG4 XPower reclama uma potência superior a 400 cv. Para controlar qualquer entusiasmo mal medido da parte do condutor, foram adicionados vários sistemas eletrónicos de assistência que podem dosear automatica- mente a distribuição do fabuloso binário de 600 Nm entre as quatro rodas, estabilizando e dando mais segurança a qualquer excesso de confiança. Não é segredo nenhum, existe um botão que aciona o Launch Control, um sistema que permite fazer arranques a fundo aproveitando o máximo de motricidade que o carro oferece e que permite atingir o poder de aceleração inferior a quatro segundos. O MG4 XPower conta ainda com alterações na suspensão, na capacidade e dimensão dos travões e das rodas.

MG4 XPower

Impressões

Um construtor com o potencial, arrojo e audácia para apresentar um automóvel com as capacidades do MG4 XPower, tem, necessariamente, faculdades para também produzir também carros “civilizados”.

Para empresas, a marca dispõe de propostas bastante interessantes, incluindo um MG4 Electric com um só motor de 170 cv, bateria de 51 kWh e autonomia homologada em torno dos 350 km, por cerca de 33 mil euros, IVA incluído. Com mais interesse para empresas, a versão Comfort é um pouco mais potente (204 cv) e a bateria de 64 kWh permite “estender” a autonomia até aos 450 km, segundo homologação WLTP. Com velocidade de carregamento mais elevada (até 140 kW), o MG4 Electric Comfort custa sensivelmente mais cinco mil euros e é sobre esta versão que recaem as rendas propostas pela LeasePlan (as características mecânicas respeitam ao MG4 XPower).

A boa notícia é que, mesmo com um só motor e tração traseira, o MG4 Electric tem a mesma presença marcante e está disponível em cores que lhe favorecem as formas; embora não no verde “caça” exclusivo do XPower.

Galeria de imagens

Custo de aquisição, valores de renting e características do MG4 Electric XPower

Custo de aquisição31.795 euros + IVA
Renda 36 meses664 euros + IVA
Renda 48 meses715 euros + IVA
Motor elétrico325 kW (435 cv)
Binário máximo600 Nm
Consumo combinado15,6 kWh/100 km
Bateria64 kWh
AutonomiaAté 565 km
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC140 kW
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição