A miio lançou a miio frotas, uma solução de gestão de frotas de veículos elétricos (VE).

Daniela Simões, CEO e co-fundadora da miio, conversou com a Fleet Magazine acerca deste novo serviço, que será gratuito para pequenas empresas mas que poderá ser pago dependendo do volume da frota e das funcionalidades pretendidas.

Sobre a utilização da solução miio frotas, a responsável máxima pela miio em Portugal é categórica: “podemos oferecer uma experiência integrada à frota e ao motorista para maior e melhor controlo e segurança”.

Um produto que não existe em Portugal

É assim que Daniela Simões define a miio frotas: uma integração vertical das necessidades de uma frota com a via pública.

O produto miio frotas é composto não só por um novo contexto na app miio como também por uma dashboard externa, dedicada aos gestores de frota.

Disponível para qualquer empresa ou Empresários em Nome Individual, a miio frotas encontra-se atualmente em fase de pré-lançamento com lista de espera.

https://fleetmagazine.pt/2021/10/20/miio-score/

Funcionalidades

A solução miio frotas conta com um conjunto de funcionalidades que permitem otimizar a gestão de frota de VE.

Assim, é possível manter um controlo minucioso das despesas da empresa e dos consumos dos condutores.

Através da miio frotas, será possível controlar todos os cartões de carregamento da empresa, além de ser facilitada a atribuição de determinado plafond ou crédito aos trabalhadores.

É também recolhido um conjunto de estatísticas e métricas dos carregamentos feitos na via pública.

Além disso, pode ser feito um controlo do budget atribuído a cada motorista da frota, que consegue visualizar qual o plafond que a empresa lhe atribui mensalmente.

À empresa passa a ser possível, recorrendo à miio frotas, gerir todos os detalhes das faturas mensais – o que facilita os processos de contabilidade.

miio frotas

Planos para o futuro

A miio quer desenvolver, num futuro próximo, uma ligação direta ao VE, de forma a providenciar aos utilizadores (motoristas e gestores):

  • As rotas mais utilizadas
  • O estado de saúde da bateria do carro
  • O agendamento automático de manutenção com parceiros

Daniela Simões acrescenta ainda que, ao longo do desenvolvimento do produto, o objetivo da miio é também trazer uma integração desde a via pública aos carregadores da sede da empresa, da casa do utilizador ou de qualquer outro espaço.

“A frota tem de ser livre para carregar onde quiser e ter uma plataforma agregadora que permita não só controlar os custos, automatizar processos (para os colaboradores e para os veículos) mas também obter métricas fundamentais para análise e decisões para os gestores e colaboradores”.
– Daniela Simões

Até ao fim do primeiro semestre de 2022, a miio espera que esta nova solução tenha uma aceitação “muito positiva”, trazendo mais dez mil utilizadores em contexto empresarial.