A miio lançou o miio Pay, uma funcionalidade que permite pagar o carregamento elétrico em toda a rede pública sem ter de recorrer a um cartão de carregamento físico, contrato ou adesão a um serviço.

A nova funcionalidade miio Pay permite aos utilizadores da mobilidade elétrica pagar o carregamento do seu veículo elétrico (VE) em qualquer um dos postos de carregamento da rede pública no momento em que carrega o seu VE.

Como funciona o miio Pay?

A miio diz que o funcionamento é semelhante ao do abastecimento de um veículo a combustão.

Não requer um contrato ou adesão a um serviço de um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) nem de cartão físico de carregamento.

Ao utilizador é requisitado apenas descarregar a aplicação miio, indicar qual o valor que pretende carregar, fazer o pagamento e iniciar a sua sessão de carregamento.

Esta funcionalidade já está disponível para utilizadores beta e estará disponível para o público em geral a partir de 30 de abril.

Incentivo fiscal à compra de comerciais ligeiros 100% elétricos triplica em 2021

Daniela Simões, CEO da miio, destaca a importância da miio Pay na mobilidade elétrica: “Quer se trate de um utilizador regular ou pontual, com esta nova funcionalidade (…) a nossa principal preocupação continua a ser a simplificação da transição de um veículo a combustão para um veículo elétrico”.

miio
“Da mesma forma que um utilizador de um veículo a combustão vai a um posto abastecer o seu carro e paga no momento, com o miio Pay o mesmo é agora possível para os utilizadores de veículos elétricos”.
– Daniela Simões

A app miio

  • Lançada em maio 2019 por Daniela Simões e Rafael Ferreira, conta com mais de 27 mil utilizadores em Portugal e está disponível na Play Store, Apple Store ou em versão web;
  • Disponibiliza informações essenciais aos utilizadores de VE, como por exemplo a localização dos pontos de carregamento e respetiva potência e sua disponibilidade e estado de funcionamento, bem como preço e outras informações;
  • Notifica o utilizador quando o posto que pretende utilizar está disponível e permite-lhe comparar preços;
  • Possibilita ainda a consulta do estado atual e futuro da rede nacional e inclusive planear rotas;
  • Recorrendo à app, o utilizador pode saber com precisão, e com base no posto, hora do dia e veículo, quanto é que vai pagar pelo carregamento.

A miio conta ainda com uma comunidade que permite que os condutores de VE esclareçam dúvidas entre si.