A nova geração dos modelos MINI Cooper e MINI Countryman elétricos foi apresentada no Salão Automóvel de Munique (IAA).

“Estes novos modelos vêm reforçar a vontade da MINI de adaptar a mobilidade elétrica aos mais diversos estilos de vida, mas também de investir no design do interior do veículo e na experiência de condução”, diz Stefanie Wurst, diretora da marca.

“Os novos Cooper e Countryman elétricos são não apenas um testemunho do compromisso contínuo da MINI com a inovação e a mobilidade elétrica, mas também uma prova viva do seu forte compromisso com a sustentabilidade”, acrescenta a marca.

Mobilidade conectada: Targa Telematics integra dados das frotas BMW e MINI

A quinta geração MINI Cooper chega ao mercado em duas versões 100% elétricas: Cooper E e Cooper SE, mantendo a imagem e design característicos da marca do grupo BMW.

Leia o nosso ensaio à anterior geração Cooper SE.

Este veículo consegue uma autonomia de até 400 km e oferece um consumo elétrico combinado de 13,7-15,0 kWh/100 km.

Quanto a tempos de carregamento:

Cooper E

  • Até 75 kW de potência de carregamento CC: 10-80% em 28 minutos;
  • Até 11 kW de potência de carregamento AC: 0-100% em 4h30.

Cooper SE

  • Até 95 kW de potência de carregamento CC: 10-80% em 30 min;
  • Até 11 kW de potência de carregamento AC: 0-100% em 5h15.

Já a nova geração MINI Countryman é a que regista mais mudanças, principalmente a começar pelas dimensões: está seis centímetros mais alta e 13 centímetros mais comprida. Uma expansão que, diz o fabricante, não se traduz apenas em maiores dimensões, mas também em maior conforto e segurança.

Este carro tem uma autonomia elétrica combinada anunciada de até 462 km.

Na nova variante Countryman, a bateria pode ser carregada em corrente alternada com 22 kW e com 130 kW em corrente contínua, sendo por isso necessários 30 minutos num posto DC para uma carga entre 10% e 80%.

Recorrendo a um carregador 11 kW, serão necessárias 6h30 para carregar a totalidade da bateria.

Ainda neste modelo, destaque para os sistemas de assistência de nível 2, presentes pela primeira vez num veículo da marca, que permitem uma condução semi-automática.

A bordo, destaque para o display OLED com 24 cm de diâmetro – a característica-chave do interior dos novos modelos – contando com o MINI Operating System no que respeita ao capítulo da digitalização.

Há ainda um assistente Assistente Pessoal Inteligente MINI, ativado quando o condutor diz “Hey MINI”.