A Mitsubishi apresenta o novo ASX, um carro que começa a ser vendido em Portugal já a partir de julho de 2024 e que representa a nova aposta B-SUV desenvolvida para a Europa pela marca japonesa.
Acrónimo de “Active Sports X-over”, o ASX tem como base a plataforma CMF-B da Aliança, que serve também de base ao Captur – com quem partilha mais do que a plataforma.
Embora ainda não haja preços oficiais, a Mitsubishi avança que o seu novo B-SUV será vendido a partir de 24.500 euros.
Em Portugal, nesta fase inicial, o ASX será comercializado com motor 3 cilindros a gasolina 1.0 litros de 90 cv e duas unidades mild-hybrid 4 cilindros 1.3 litros, também a gasolina, de 140 e 160 cv (caixas de velocidades manual e automática, respetivamente). Para o último trimestre de 2024 está prevista a chegada a Portugal de uma variante bi-fuel (gasolina/GPL) com 100 cv.
Num contacto mais próximo com o ASX equipado com motor 1.0 litros a gasolina, a FLEET MAGAZINE conseguiu aproximar-se dos consumos anunciados pela marca. De acordo com a norma WLTP, a Mitsubishi diz que os consumos deste modelo se situam entre os 5,9 e os 6,0 l/100 km – números dos quais nos aproximámos, tendo o computador de bordo registado 6,1 l/100 km ao fim de duas horas de condução nas estradas circundantes da capital italiana, onde a marca apresentou o modelo.
Relativamente ao comportamento em estrada, o ASX é um carro muito fácil e agradável de dirigir para quem aprecia uma posição de condução mais elevada.
As entradas em curva são equilibradas, fruto de uma direção e suspensão precisas e muito bem calibradas; comportamento apenas prejudicado, no entanto, pelo [talvez um pouco excessivo] ligeiro ruído proveniente dos amortecedores quando conduzido em piso mais irregular.
Conteúdo deste artigo
Mitsubishi ASX conectado
A (quase) total integração do veículo na vida do condutor é o desafio a que a Mitsubishi se propôs com o novo ASX.
A bordo, o sistema de infotainment Smartphonelink Display Audio (SDA) com ecrã de 10,4” fornece todas as informações necessárias e permite o acesso às aplicações preferidas do condutor através da replicação de smartphones. De notar que por baixo deste ecrã encontram-se os botões físicos de acesso a funções como o controlo da climatização ou os quatro piscas – elemento
Ao acima referido acresce a integração de um conjunto de serviços conectados, reforçada pela introdução da app My Mitsubishi Motor (disponível para clientes Apple ou Android), que fornecerá ao condutor informações relevantes relativas ao seu ASX, bem como alguns serviços 100% remotos.
Ao volante do conforto e da segurança
Exemplo vivo do compromisso da marca japonesa com a segurança, o ASX assume-se como “um dos mais seguros do respetivo segmento [B-SUV]”. Em todas as versões, o ASX integra um conjunto de equipamentos de segurança ativa e passiva que garantem a comodidade e a segurança de todos os seus ocupantes. A começar, até, pela sua estrutura e design exteriores: o novo ASX foi concebido para evitar lesões nos utilizadores da via pública (peões ou ciclistas) – o capô, pára-choques dianteiro, faróis e zona inferior do pára-brisas foram especificamente projetados para diminuir a possibilidade de ferimentos, diz a Mitsubishi.
No seu centro de comando, o ASX inclui um conjunto de 16 sistemas de segurança ativa. Estas tecnologias recorrem a uma combinação entre sensores e tecnologia de radar e de câmaras para construir uma imagem da zona em redor do veículo, ajudando-o assim a evitar obstáculos e avisando o condutor para os perigos que possam surgir durante a condução.
De série, o novo Mitsubishi ASX inclui:
- Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões;
- Luzes de Máximos Automáticas;
- Cruise Control com Limitador de Velocidade;
- Monitorização da Atenção do Condutor;
- Assistente de Velocidade Inteligente;
- Aviso de Distância;
- Aviso de Saída de Faixa de Rodagem;
- Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
- Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
- Sensores de Estacionamento;
- Câmara Traseira.
Garantia
Tal como na restante gama Mitsubishi vendida na Europa, o ASX conta com uma garantia de série de 5 anos ou 100 mil km e garantia anticorrosão de 12 anos.








