A reputação granjeada pela Mitsubishi nas capacidades de tracção total e de robustez foram muito consolidadas pela L200 Starkar, que se apresentou a concurso numa versão enquadrada na tabela B do ISV reservada a comerciais.
Embora, como outras pick-up, esta possa ser uma fórmula mais económica de aceder a uma viatura de todo o terreno para lazer, fiscal e funcionalmente é, na essência, um modelo comercial utilizado por muitas empresas e organismos públicos que precisam de aceder a áreas remotas ou de acesso mais difícil.
A viatura da imagem não ilustra a versão que esteve a concurso, correspondendo a uma série especial com detalhes e equipamento que não interferem com nenhum dos critérios avaliados.
Mantém a cabine dupla, os cinco lugares e está equipada com o mesmo motor de 154 cv que apresenta, neste momento, emissões CO2 de 180 gr/km.
Na avaliação do júri foram realçados com as pontuações mais elevadas os critérios de “Qualidade de Construção”, “Capacidade de carga/versatilidade profissional” e “Análise à Condução”.
Este é o quadro com as votações do júri em cada uma das seis categorias.
Seguindo os mesmos critérios, a equipa da Fleet Magazine fez a sua própria avaliação e publica a justificação da votação atribuída em cada dos pontos avaliados.
A edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine já está a decorrer.
As inscrições podem ser feitas através do site da edição deste ano dos prémios, mais informações podem ser obtidas através do email cd@fleetmagazine.pt
Votação do Júri dos Prémios |
Votação da equipa Fleet Magazine |
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Critérios |
Votação Total | Média percentual face ao total de votos possíveis | Votação Total |
Média percentual face ao total de votos possíveis |
Preço de Aquisição |
15 | 53,57% | 4 |
100% |
Qualidade de Construção |
41 | 73,21% | 5 |
50% |
Capacidade carga/versatilidade profissional |
33 | 58,93% | 7 |
88% |
Consumos e emissões |
7 | 50,00% | 1 |
50% |
Análise à Condução |
48 | 68,57% | 8 |
80% |
Conforto |
63 | 75,00% | 5 |
41,67% |
Equipamento |
8 | 57,14% | 1 |
50% |
Votação média individual |
31 | 66,77% | 31 |
67,39% |
Comentários Fleet Magazine sobre a avaliação a cada um dos critérios:
- Preço de Aquisição: O preço é bastante competitivo quando equacionamos que as empresas podem deduzir o IVA por se tratar de um comercial;
- Qualidade de Construção: É uma pick-up pura e dura pensada para o trabalho. Há avaliações que só um período longo de utilização permite validar com rigor mas falta algum refinamento nos critérios de escolha dos materiais e na insonorização;
- Capacidade carga/versatilidade profissional: Surpreendente. Estamos a falar de um carro com quase duas toneladas (em vazio) animado por um motor esforçado e competente;
- Consumos e emissões: Não pode ser penalizada. O peso e a arquitetura não ajudam. Difícil obter consumos médios abaixo dos 10 litros;
- Análise à Condução: Posição de condução elevada Graças à altura da plataforma, mas a profundidade dos pedais obriga condutores de estatura média a ficarem próximos do volante. Essenciais as ajudas ao estacionamento, comandos TT e ajudas electrónicas;
- Conforto: A questão não é tanta de espaço mas do comportamento da suspensão, naturalmente sobre-elevada. O eixo traseiro rígido dá-lhe eficácia para a função mas retira conforto;
- Equipamento: Ajustado face ao preço praticado e concorrência;
AVALIAÇÃO GLOBAL FLEET MAGAZINE:
De condução fácil e intuitiva e com um custo pouco superior a 28 mil euros (sem IVA, inclui desconto de 20%), a L200 tanto pode servir como uma alternativa mais económica a um SUV como cumprir a sua vocação de trabalho.
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