São já quatro gerações de um carro do segmento D que marcou a eletrificação automóvel, tendo mesmo dado início à configuração PHEV + SUV no mercado europeu. O Mitsubishi Outlander está de volta, com conjunto híbrido e tecnologia de nova geração completamente revista e ainda mais autonomia elétrica

mitsubishi outlander

Se na anterior geração foram vendidas na Europa, em pouco mais de dez anos, 200 mil unidades, esta quarta geração tira partido, diz a Mitsubishi, das sólidas bases do modelo que o antecedeu, oferecendo agora “novos níveis de inovação aos clientes europeus”.

Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, diz que, tendo estabelecido o formato PHEV + SUV, o Outlander regressa agora à Europa para mudar a perspetiva dos clientes e estabelecer uma posição única no segmento. “Combina design impactante com tecnologia híbrida plug-in de última geração, que assinala um novo paradigma. Uma autonomia exclusivamente elétrica alargada, qualidade elevada e uma ampla gama de sistemas de assistência e conforto são argumentos para tornar o novo Outlander em mais uma etapa bem-sucedida na ofensiva de produtos da marca”, acrescenta.

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Motorização PHEV

O conjunto híbrido do Outlander foi completamente revisto, diz a Mitsubishi. Combina um motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos e uma bateria de iões de lítio (agora maior) com 22,7 kWh de capacidade. A marca garante que, graças a esta nova bateria, e de acordo com o teste oficial WLTP, é possível circular até 87 km em modo 100% elétrico com uma só carga.

O motor elétrico dianteiro produz 85 kW (116 cv) de potência e um binário de 255 Nm. O motor elétrico traseiro fornece 100 kW (136 cv) de potência e um binário de 195 Nm. Juntos, com o motor a gasolina, permitem ao Outlander apresentar os seguintes números: 302 cv de potência combinada, consumo de combustível de 0,8 l/100 km e emissões de 18 g/km ou 19 g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18 ou 20 polegadas, respetivamente. A autonomia total do Outlander PHEV chega aos 844 km.

Além da função Charge, que garante o carregamento da bateria durante a condução, é possível ligar o Outlander PHEV à tomada. A isso junta-se a função de carregamento do veículo para casa (Vehicle-To-Home), para que o condutor possa transferir energia elétrica entre a casa e o veículo quando necessário.

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Um SUV na verdadeira aceção da palavra

Equipado com um sistema S-AWC (Super All Wheel Control) que procura essencialmente maximizar a tração, independentemente da situação, o Outlander PHEV conta com sete modos de condução selecionáveis, ideais para as diferentes condições: Normal, Eco, Power, Asfalto, Gravilha, Neve ou Lama.

Para a versatilidade desde Sport Utility Vehicle contam ainda a revisão da suspensão, agora fabricada com alumínio leve e de elevada rigidez, os pneus, os amortecedores e a taxa de amortecimento, regulados para melhorar o conforto durante a condução, e a direção assistida elétrica de pinhão duplo, concebida para proporcionar maior facilidade ao estacionar e melhor providenciar melhor feedback a velocidades médias e altas.

Mitsubishi Outlander conectado

Ao volante, o condutor encontra um painel de instrumentos TFT a cores totalmente digital de alta resolução com 12,3” e funções personalizáveis. Ainda no seu campo de visão, encontra também um ecrã adicional de 12,3” Smartphone-link com painel tátil de alta resolução, agora com interface gráfica interativa aperfeiçoada (face à anterior geração).

Está também garantida a conectividade com Appel CarPlay ou Android Auto sem fios.

A introdução de um assistente de comando de voz também é novidade. Basta ao condutor ou ocupante(s) dizer a ordem de despertar “Olá Mitsubishi”.

Viagens em segurança

Além de toda a estrutura do veículo, que foi aperfeiçoada com aço de resistência ultraelevada em áreas-chave, diz o fabricante, foram integrados no habitáculo oito airbags e fixações de cadeira ISOfix.

O conjunto de sistemas avançados de assistência e segurança à condução contam com diversos sensores e câmaras instalados, que não só garantem uma visão de 360º da zona envolvente do veículo, mas também aumentam os níveis de segurança e conveniência.

Assim, o Mitsubishi Outlander PHEV inclui os seguintes assistentes:

  • Sistema de Mitigação de Colisão Frontal
  • Sistema Autónomo de Travagem de Emergência baseado em radar
  • Travagem Traseira Autónoma de Emergência
  • Aviso de Ângulo Morto com Assistência à Mudança de Faixa
  • Aviso de Saída de Faixa
  • Indicação Avançada de Faixa de Rodagem
  • Cruise Control Adaptativo
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito
  • Sistema de Monitorização do Condutor
  • Função eCall
  • Assistência à Estabilidade do Atrelado

Garantia

O novo Outlander PHEV, tal como todos os outros modelos Mitsubishi vendidos no velho continente, conta com garantia de fábrica de cinco anos ou 100 mil km, garantia anticorrosão de 12 anos, garantia da bateria de tração de oito anos ou 160 mil km e cinco anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência da Mitsubishi).

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