A cidade de Évora já tem um ponto de carregamento ultrarrápido (PCUR) ligado à rede pública MOBI.E.

A inauguração do primeiro PCUR da cidade alentejana, operado pela Sunenergy, aconteceu recentemente e contou com a presença de Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Luís Barroso, presidente da MOBI.E, e Carlos Morais, diretor de Obra da Sunenergy.

Situado no Parque das Portas de Lagoa, este é o sétimo PCUR integrado no Programa de Estabilização Económica e Social aprovado pelo Governo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

Recorde-se que este projeto, que visa a instalação de 12 infraestruturas de carregamento ultrarrápido e de nove hubs de carregamento, representa um investimento de mais de três milhões de euros.

Em 2021, a cidade de Castelo Branco foi a primeira a receber um PCUR deste género, tendo-se seguido as cidades de Beja, Portalegre, Santarém, Palmela e Vila Real. As próximas inaugurações, diz a MOBI.E, estão previstas para os municípios de Bragança, Guarda, Portimão, Sintra e Viana do Castelo.

Com a instalação deste carregador ultrarrápido, a cidade de Évora passa a contar com 25 postos de carregamento e 52 tomadas, todas ligadas à rede pública MOBI.E.

“É essencial, enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, continuarmos a proporcionar o crescimento mais acelerado de uma rede abrangente em todo o território, de forma a facilitar cada vez mais a transição energética na mobilidade”, disse Luís Barroso na inauguração deste PCUR.

Já Carlos Morais, por seu turno, destacou o “privilégio” que é para a Sunenergy poder instalar e operar um PCUR numa cidade como Évora, que é Património Mundial e “constitui um elemento fundamental para a captação de turistas e visitantes”.

“Tendo em conta também a sua situação geográfica, a instalação de um equipamento como este em Évora foi uma opção natural e permitirá que os utilizadores de veículos elétricos assinalem esta cidade como um ponto de paragem obrigatório nas suas viagens pelo Alentejo ou até mesmo de e para Espanha”, acrescentou ainda o responsável da Sunenergy.