A empresa alemã Hubject integrou a rede pública MOBI.E.
Esta integração vai permitir o acesso à rede MOBI.E a um elevado número de utilizadores estrangeiros, dada a presença internacional da Hubject (mais de 50 países).
A integração da plataforma Hubject na MOBI.E “vai aproximar a Europa de um ideal de carregamento de carros elétricos sem fronteiras”, diz a rede pública nacional.
A ideia, com este negócio, é facilitar o acesso dos condutores de veículos elétricos aos serviços de carregamento, independentemente da rede de carregamento específica ou do sistema de pagamento que utilizam.
Assim, os condutores europeus de mobilidade elétrica clientes da Hubject passam a ter acesso à MOBI.E.
Luís Barroso, presidente da MOBI.E, diz sobre esta integração: “Portugal foi o pioneiro de um mercado de interoperabilidade que hoje tem mais de 75 operadores de postos de carregamento (OPC) e 25 fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (CEME). A parceria com a Hubject alarga a área de um mercado completamente interoperável para os utilizadores portugueses e europeus de veículos elétricos”.
Já Christian Hahn, CEO da Hubject, refere o “prazer” que é contar com a MOBI.E como um dos parceiros de e-roaming da Hubject: “a parceria estratégica entre a Hubject e a MOBI.E aproxima cada vez mais o ecossistema de e-mobilidade de uma experiência sem fronteiras para condutores de veículos elétricos em toda a Europa”.
A MOBI.E diz: “a integração na rede Mobi.E da Hubject proporciona o crescimento da atividade dos Operadores de Pontos de Carregamento nacionais, uma vez que alarga o seu mercado potencial, com os clientes internacionais a poderem carregar os seus veículos em Portugal, utilizando para tal, os cartões dos seus países de origem. Esta integração facilitará, ainda, o desenvolvimento da atividade de fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (EMSP) internacionais em Portugal”.