A MOBI.E inaugurou um hub de carregamento elétrico em Loures, na Bobadela, mais concretamente na Rua das Giestas.

Este hub, que faz parte de um investimento de dois milhões de euros, que totaliza nove hubs e está integrado no Programa de Estabilização Económica e Social, lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.

Loures torna-se no terceiro município a receber um destes hubs. Leiria e Guimarães já têm o hub em funcionamento. Seguir-se-ão Almada, Coimbra, Loulé, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.

O hub de carregamento elétrico de Loures vai ser operado pela EDP Comercial, ao abrigo de um contrato de concessão de dez anos estabelecido na sequência de um concurso público internacional promovido pela MOBI.E.

Com a instalação deste hub, Loures passa a contar com 70 postos de carregamento de carros elétricos, ligados à rede MOBI.E.

Cada um destes hubs, que permite o carregamento simultâneo de 18 veículos, é constituído por:

  • Um posto de carregamento ultrarrápido (150 kw);
  • Três postos de carregamento rápido (50 kW);
  • Cinco postos de carregamento normal (22 kW);
  • Um posto de transformação.

Luís Barroso, presidente da MOBI.E, diz: “este é mais um projeto piloto promovido pelo Governo e com o apoio do Fundo Ambiental, que vem reforçar a infraestrutura de carregamento público e que vai contribuir para aumentar a confiança dos utilizadores na rede MOBI.E e diminuir os seus níveis de ansiedade. Queremos que este investimento funcione como catalisador para municípios e OPC criarem outras áreas de carregamento semelhantes”.