A MOBI.E foi contratada pela VATIA, empresa produtora e comercializadora de energia renovável da Colômbia, para ajudar a estruturar o desenvolvimento de novos negócios em torno da mobilidade elétrica.

Numa primeira fase, a MOBI.E será responsável pela assessoria e consultoria especializada em mobilidade elétrica, bem como a avaliação de oportunidades de negócio em torno da interoperabilidade e universalidade das redes de carregamento elétrico. Já numa segunda fase, está previsto o apoio da implementação do plano de negócios que vier a ficar definido pela empresa colombiana.

MOBI.E vai instalar 9.000 pontos de carregamento até 2025

Luís Barroso, presidente da MOBI.E, diz que este contrato representa o início da concretização de uma estratégia de internacionalização da empresa, assente nos seguintes objetivos:

  • Afirmar o nome de Portugal no contexto da transição energética do sector de transportes;
  • Servir de catalisador da atividade internacional de agentes de mercado a operar na rede MOBI.E;
  • Captar receitas que permitam reduzir os custos de utilização da rede MOBI.E.

“Nos últimos meses, temos intensificado os contactos com empresas e entidades governamentais da América Latina e Caraíbas, com o propósito de estabelecer parcerias, um trabalho que começa agora a dar frutos”, conclui Luís Barroso.

A empresa VATIA, S.A., é uma das dez maiores empresas da Colômbia em termos de comercialização de energia renovável no mercado regulado. Possui mais de 20 anos de experiência na produção de energia hidroelétrica e solar e comercialização e tem mais de 30 mil clientes.