A Bosch está a desenvolver microchips feitos de carboneto de silício (SiC), “pronta a dar o salto na mobilidade elétrica”.
Estes são chips que, de acordo com a Bosch, “vão contribuir para um grande avanço na eletromobilidade”.
Atualmente todos os automóveis possuem semicondutores, sendo que cada vez que um automóvel sai da linha de produção, vem equipado com mais de 50 semicondutores.
“No futuro, os chips feitos com este material extraordinário vão marcar o ritmo da eletrónica de potência – será este o centro de comando para veículos elétricos e híbridos”, assegura o fabricante.
“Os motoristas podem conduzir 6% mais com uma única carga de bateria”
“Os semicondutores de carboneto de silício trazem mais potência aos motores elétricos. Para os motoristas, isso significa um aumento de 6% no alcance”, diz Harald Kröger, membro do Conselho de Administração da Bosch.
Os semicondutores SiC
Primeiro, são adicionados átomos de carbono e introduzidos na estrutura cristalina do silício ultrapuro usado no fabrico de semicondutores. A ligação química criada dessa maneira transforma os chips semicondutores em potências reais, o que significa “múltiplas vantagens” para aplicações em veículos elétricos e híbridos.
“Na eletrónica de potência, estes semicondutores garantem quem 50% menos energia seja perdida na forma de calor”, resultando em “componentes eletrónicos de potência mais eficientes”, diz a Bosch.
“Quase um em cada dois consumidores (42%) decide não comprar um veículo elétrico, porque teme que a bateria acabe enquanto estiver na estrada”
A Bosch pretende enfrentar este obstáculo com a criação dos semicondutores de carboneto de silício, uma vez que esta nova tecnologia oferece outro tipo de economia: perdas de calor menores nos chips, combinadas com maior resistência a altas temperaturas, resulta num menor esforço e menos gastos por parte dos fabricantes aquando do processo de arrefecimento dos componentes do motor de força. Em que se traduz? Em veículos elétricos mais leves e mais baratos.
A Bosch garante que usará os semicondutores SiC na sua própria eletrónica de potência
“Graças ao nosso profundo conhecimento dos sistemas de mobilidade eletrónica, os benefícios da tecnologia de carboneto de silício fluem diretamente para o desenvolvimento de componentes e sistemas, diz Kröger.