A Fleet Magazine falou com Sérgio Ribeiro, Administrador da Salvador Caetano Auto acerca das soluções de mobilidade atualmente disponíveis para as empresas, nomeadamente o Xtracars. A digitalização dos processos, a transformação dos serviços e o aluguer flexível de viatura dão o mote
Que oferta existe para a mobilidade das empresas, além da aquisição das viaturas nos diversos modelos de financiamento existentes (em específico, renting e rent-a-car)?
A oferta de soluções de mobilidade para empresas vai além dos formatos mais tradicionais de renting e rent-a-car. Um exemplo disso é a nova categoria de aluguer flexível, concretizada na marca Xtracars, que oferece um produto inovador e construído à medida de cada cliente, seja particular ou empresarial. Entre as principais vantagens deste serviço está o facto de permitir o aluguer de um automóvel ligeiro ou comercial, desde 1 dia até 1 ano, e a possibilidade de entrega antecipada sem penalizações, uma caraterística exclusiva deste produto. Através de um processo totalmente digital, e que demora apenas dois minutos, o cliente pode construir a sua solução de mobilidade ideal, com todos os serviços incluídos e com disponibilidade imediata da viatura.
Que aceitação têm tido por parte das empresas dos vossos serviços nessa área?
Xtracars é ainda recente no mercado mas tem já vindo a conquistar empresas que procuram acima de tudo flexibilidade e capacidade de adaptação das suas frotas às suas necessidades do momento, devido à sazonalidade dos negócios, incertezas ou volatilidade da atividade. O facto de este produto não exigir um compromisso firme e de não obrigar a um contrato de quatro anos é verdadeiramente “xtraordinário” e um benefício muito valorizado pelas empresas.
Para além disso, o facto de se tratar de um serviço 100% digital é também bastante atrativo para as empresas, que conseguem efetuar as suas reservas com pagamento em dois minutos, num processo totalmente livre de burocracias, algo verdadeiramente diferenciador nesta atividade.
Pensam introduzir mais serviços ligados à mobilidade para empresas?
Naturalmente que sim. O segmento empresarial é um segmento especialmente dinâmico, em que as necessidades dos clientes mudam rapidamente. Por isso, estamos atentos ao que o cliente valoriza e, consequentemente, a serviços adicionais, nomeadamente a entrega da viatura à porta, a inclusão de condutor adicional ou até a possibilidade de meios de pagamento mais digitais.
As necessidades de mobilidade das empresas, e por consequência, a oferta de serviços, é necessariamente diferente das necessidades dos particulares? Em quê?
Sim, as necessidades de mobilidade dos dois tipos de cliente são distintas ainda que, com o boom do empreendedorismo, em vários momentos existam alguns pontos de contacto.
Com toda transformação da mobilidade que vivemos hoje em dia, a adaptação das soluções de mobilidade para empresas tende a ser mais lenta do que para o cliente particular e, por isso mesmo, muitas empresas optam ainda por serviços focados na posse da viatura mesmo que esta não seja a solução mais adequada para a sua realidade.
E é precisamente a esta necessidade de flexibilidade que Xtracars vem responder, é este atributo que diferencia o nosso produto e que torna o aluguer flexível tão atrativo, quer para empresas com necessidade de mobilidade flexível quer para o particular. Um exemplo disso é o facto de termos clientes particulares a alugarem viaturas comerciais e clientes empresariais que alugam viaturas ligeiras.
Acha que devia haver mais apoio fiscal para a mobilidade das empresas, à parte da aquisição de viaturas, como acontece por exemplo, com os incentivos para a mobilidade elétrica?
Naturalmente que sim, na nossa opinião um apoio fiscal à mobilidade flexível bem como à mobilidade partilhada fazem todo o sentido num momento em que as preocupações ambientais são cada vez mais urgentes, a par das novas normas de controlo de emissões de CO2. Mais cedo ou mais tarde, esse é um caminho que terá que ser feito.