Chama-se Mobilisights e é a nova unidade de negócio da Stellantis única e exclusivamente dedicada ao crescimento dos negócios de Dados como Serviço (DaaS, ou Data-as-a-Service), ao desenvolvimento e licenciamento de produtos, aplicações e serviços B2B.

Os produtos da Mobilisights ficarão disponíveis para empresas privadas, serviços públicos, instituições de ensino e pesquisa e terão como objetivo promover a tomada de decisão baseada em dados.

A Mobilisights é uma das sete unidades de negócio em expansão anunciadas recentemente no plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.

Mobilisights

O que fará a Mobilisights?

Em primeiro lugar, poderá explorar os dados de 34 milhões de veículos Stellantis conectados – número que a empresa pretende atingir já no final de 2030.

Em segundo lugar, terá acesso a direitos exclusivos para conceder a clientes externos licenças de utilização e outros dados associados, de todas as marcas da Stellantis.

Este volume de dados dará à Mobilisights uma maior autonomia na obtenção dos seus próprios dados, sem precisar de depender de outros fornecedores para a criação de aplicações.

A Stellantis garante que a Mobilisights e os seus parceiros vão operar dentro de uma política de privacidade e de gestão de dados “muito rígida, incluindo a utilização de dados anónimos e agregados, apenas partilhando os dados pessoais de clientes com o seu expresso consentimento e apenas para os serviços específicos da sua escolha”.

Sobre este assunto, mais diz a empresa: “mesmo após terem dado seu consentimento, os clientes também poderão optar por cancelar a recolha, utilização ou partilha das informações”.

Sanjiv Ghate, CEO da Mobilisights, diz que “a Mobilisights tem como visão contribuir para a criação de um mundo mais inteligente, aproveitando as informações que os dados dos veículos fornecem para inspirar o desenvolvimento de aplicações e de serviços inovadores, que podem transformar e melhorar drasticamente a vida quotidiana de utilizadores e de empresas”.

Stellantis vai desenvolver um novo modelo de distribuição de carros na Europa

A criação da Mobilisights, e de outras unidades de negócio, assenta na estratégia de software da Stellantis, que visa implementar plataformas tecnológicas de última geração, aproveitando os recursos existentes dos veículos conectados para transformar a forma como os clientes interagem com os seus veículos.

Essa mesma estratégia, detalhada durante o “Software Day” da empresa, realizado em dezembro de 2021, deverá gerar, até 2030, cerca de 20.000 milhões de euros em receitas anuais suplementares, “sendo que o contributo da Mobilisights será fundamental para se alcançarem essas receitas”, acrescenta a Stellantis.