A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi apresentou o esquema “leader-follower”, um conjunto de medidas estratégicas que visa maximizar a competitividade e rentabilidade das três empresas, melhorando a eficiência através da partilha de produção e desenvolvimento.

O sistema “leader-follower” vai centrar-se, por exemplo, na redução dos investimentos por modelo em 40%. De acordo com a Aliança, as empresas vão, por outro lado, cooperar no objetivo de reforçar a estratégia de standardização.

Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho de Administração da Aliança e da Renault, disse que o novo modelo de negócio da Aliança vai permitir “retirar todo o potencial e capacidades de cada uma das empresas, respeitando a sua cultura e legado”.

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Jean-Dominique Senard

Em que consiste o esquema leader follower?

Para cada segmento serão determinados um modelo líder e um modelo follower, que serão desenvolvidos pela empresa líder com o apoio das equipas das outras duas empresas.

A Aliança pretende assim garantir que os modelos líderes e seguidores das três empresas serão produzidos de forma competitiva, incluindo a fabricação quando tal for pertinente.

Para a Aliança, é ainda fundamental continuar a desenvolver sinergias nas áreas dos comerciais ligeiros, onde já se aplica o conceito de “leader-follower”.

Até 2025, cerca de 50% dos modelos da Aliança vão ser desenvolvidos e produzidos sob este esquema.

Foco nas Regiões Referência

A Aliança vai nomear as diversas zonas geográficas mundiais como “regiões referência”. Cada uma das empresas vai estar focada nas regiões onde é referência no seio da Aliança, o que lhe permitirá um maior nível de competitividade naquelas zonas, bem como reforçará a competitividade dos seus parceiros.

As empresas da Aliança vão assim liderar as seguintes regiões referência:

  • Nissan na China, América do Norte e Japão
  • Renault na Europa, América do Sul e Norte de África
  • Mitsubishi no Sudoeste Asiático e Oceânia

Esta “divisão” vai aumentar as sinergias e maximizar o potencial de partilha de custos fixos – uma forma de alavancar os ativos de cada empresa.

As empresas que constituem a Aliança dizem que o esquema “leader-follower” vai ser estendido também a plataformas e motores, bem como a todas as restantes tecnologias, com a liderança de cada área a ser assegurada da seguinte forma:

  • Condução autónoma: Nissan
  • Tecnologias para automóveis conectados: Renault para a plataforma Android e Nissan na China
  • E-body – sistema principal da arquitecura elétrica e eletrónica: Renault
  • Motor e-PowerTrain (ePT): CMF-A/B ePT – Renault e CMF-EV ePT – Nissan
  • PHEV para os segmentos C/D: Mitsubishi