O mercado português não está previsto nos primeiros planos de expansão da MOIA, a empresa de serviços de mobilidade que o grupo Volkswagen apresentou recentemente.
A garantia foi dada à FLEET MAGAZINE por Hermann Prax, o porta-voz da empresa, que acrescentou que os primeiros resultados das soluções da MOIA deverão ser conhecidos já em 2017.
A MOIA está concentrada em desenvolver soluções de mobilidade para grandes centros urbanos, sem avançar para já qual será o seu primeiro projecto. Contudo, são públicos os seus interesses em três áreas distintas.
A primeira delas é em serviços de taxis. Para o fazer, investiu na Gett, uma empresa concorrente da Uber, embora refira que esse é apenas o primeiro passo da sua estratégia.
A segunda passa por complementar a rede de serviços públicos das cidades, criando alternativas às rotas fixas de uma forma acessível para toda a gente. Neste ponto, a empresa diz mesmo que é preciso criar viaturas especialmente desenhadas para este efeito.
O terceiro ponto da estratégia da MOIA tem a ver com ideias que possam alterar a forma como as pessoas se movem nas cidades. A empresa não sabe bem qual será o produto ou a solução que vai revolucionar este mercado mas vai estar concentrada em fazê-lo.