A Smart não tem mesmo planos para colocar motores diesel nas novas gerações dos Fortwo e Forfour, depois de no final do ano ter descontinuado o bloco de 54 cv.
Em vez disso, vai investir antes noutros tipos de propulsão, como os elétricos. A notícia foi confirmada pelo director comercial da marca, Carsten Dippelt, na apresentação dos novos Fortwo e Forfour.
“Aprendemos que a não existência de motorizações diesel não é um problema para os consumidores Smart”, disse o responsável. Dippelt explicou ainda que os custos de desenvolvimento do conjunto de escape relacionados com a diminuição das emissões de CO2 são difíceis de passar para o consumidor.
“Cria-se um price-block que os clientes não estão disponíveis para ultrapassar. Aconteceu o mesmo com os outros construtores”, disse.
Os últimos Smart Fortwo com motorização diesel foram vendidos em Setembro. O desempenho da marca não foi afectado por isso, disse o responsável. “Os clientes só compravam diesel por causa do Valor Residual. Actualmente, esse valor é praticamente igual nas motorizações diesel e gasolina. Mesmo a diferença dos consumos já não é tão grande”.
Tanto a versão de dois como a de quatro lugares vai sair com motorização de 61 cv e preços a partir de 10.150 euros (Fortwo) e 11.150 euros (Forfour). A caixa automática acrescenta 1.000 euros ao preço.